Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

Veja como o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) beneficia a vida das pessoas que desejam queimar calorias rapidamente.

Treino intervalado de alta intensidade (HIIT)

Treino intervalado de alta intensidade é para você que passa horas na academia todos os dias se arrastando na esteira sem ganhar qualquer músculo ou perder peso.

Peter Davison, um famoso personal trainer, diz que isto acontece porque atividades cardio demoram longo tempo para proporcionar emagrecimento natural.

Quase todos os frequentadores do ginásio devem fazer cardio de alguma forma ou de outra. Na verdade, cardio é a mais popular forma de exercício, com vastas áreas do chão das academias tomadas por esteiras, máquinas de remo e assim por diante.

Um efeito colateral negativo de cardio é que diminui a síntese de proteínas, que por sua vez também tem um impacto negativo sobre a hipertrofia e os ganhos de força. Isto ocorre devido ao efeito da baixa intensidade.

Provavelmente, um dos efeitos mais interessantes da baixa intensidade no treino cardio é que realmente retarda o metabolismo.

Normalmente, as pessoas acham que depois de uma queda inicial no peso atingiram um patamar ideal. Mas, isto é decorrência de reajuste corporal ao metabolismo como mecanismo de defesa, baixando a taxa metabólica a fim de permitir continuação de outros processos.

É por isso que alguns frequentadores do ginásio podem passar horas fazendo cardio e ainda não perder qualquer gordura corporal ao longo prazo.

Então, como fazer atividades cardio sem ter um impacto negativo sobre metabolismo, força, hipertrofia, síntese de proteínas e perda de gordura abdominal? A resposta é HIIT, uma sigla em inglês que na língua portuguesa se chama treino intervalado de alta intensidade.

High Intensity Interval Training (HIIT), treino intervalado de alta intensidade, consiste em rajadas curtas de exercícios com um curto período de descanso entre as séries.

Por que treino intervalado de alta intensidade é tão eficaz?

HIIT queima mais gordura do que sessão de cardio de baixa intensidade. Tem sido demonstrado que manter o corpo em uma taxa cardíaca moderada proporciona intensa queima das calorias. Por exemplo, 30 minutos de cooper se equivale à perda de 270 calorias.

Por outro lado, exercícios intervalados de alta intensidade geram perda de até 800 calorias por cada 30 minutos, ou, mais de 200 calorias em apenas 10 minutos.

Sem contar que quando uma sessão HIIT está terminado é possível continuar a queima de gordura durante as próximas 24-72 horas devido ao efeito metabólico.

Basicamente, o treino intervalado de alta intensidade causa mais criação de mitocôndrias a serem formadas nas células do corpo. Um dos papéis das mitocôndrias no corpo é converter calorias e oxigênio em energia.

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