Treino Hiit para emagrecer rápido e com saúde

Treino HIIT para emagrecer rápido tem sido procurado cada vez mais por acabar com a gordura em um curto período de tempo.

Treino Hiit para emagrecer rápido e com saúde

Treino HIIT para emagrecer rápido funciona de verdade, assim dizem os especialistas. HIIT é a sigla de high intensity interval training ou treinamento intervalado de alta intensidade.

O treino HIIT para emagrecer rápido consiste em uma série de exercícios aeróbicos intensos, seguidos de períodos de descanso, permitindo a queima de mais gordura.

Tal atividade exige 100% do organismo. No período de recuperação, a taxa de metabolismo basal permanece alta, possibilitando a queima de calorias com mais eficácia.

Mas o treino HIIT para emagrecer funciona? Não só funciona, como é o mais indicado para o processo. De acordo com pesquisas, o HIIT consiste no treino mais eficaz para a perda de peso.

Um estudo norueguês afirma que pessoas com o acúmulo excessivo de gordura corporal (obesidade), que fizeram o treinamento do HIIT por 4 meses, conseguiram diminuir 98% da gordura corporal em relação aos indivíduos que praticaram treinos com intensidade mais baixa.

Diferentemente do comum treino aeróbico, ao qual é necessário muito tempo e baixa intensidade para obter algum resultado, o HIIT trabalha de forma inversa, diminuindo o tempo de treinamento e aumentando a intensidade, alcançando resultados mais progressivos sem afetar a massa muscular magra.

Treino HIIT para emagrecer rápido com saúde: Dama Fitness e Q48!

Veja abaixo alguns treinamentos aeróbicos utilizados no treino HIIT para emagrecer rápido:

q48

eu-quero-barriga-negativa

O HIIT não exige nenhum equipamento em especial. É praticável com corrida, ciclismo, jump, pulo de corda, natação, boxe, esteira, entre outros. A vantagem é que não há necessidade de comprar nada para o treino, mas sim apenas estar atento (a) ao processo, podendo fazer dentro da sua casa.

Por que treino HIIT para emagrecer rápido funciona?

Queimar mais gordura: Assim como foi dito anteriormente, o HIIT é um treino com alta intensidade, dessa forma, mesmo após o término, o organismo continua queimando gordura, chegando a queimar por 48 horas treinando apenas 3 vezes por semana durante 15 minutos.

Condição cardiovascular: O HIIT possui a capacidade de aumentar seu fôlego, levando você à alta zona anaeróbica por elevar seus batimentos cardíacos reabilitando seu sistema cardiorrespiratório.

Aumento de metabolismo:  Por ser um treino intenso e exigente, seu corpo tende a ficar mais preparado às atividades de longa duração, além de produção do hormônio HGC, responsável pela queima de calorias assim como retardamento do envelhecimento.

O treino HIIT para emagrecer tem efetividade, mas é preciso acompanhamento de um personal trainer para indicar os melhores exercícios aeróbicos, assim como médico e nutricionista para guiar a dieta.

Manual HIIT para iniciantes

Grande parte dos manuais HIIT para iniciantes possui níveis que os alunos devem passar de acordo com seu progresso pessoal.

O treinamento consiste em algumas regras que já serão apresentadas, mas, basicamente trata-se de uma série de exercícios, seguida de um tempo de repouso e novamente a série de exercícios, tomando a postura circular até que chegue ao fim.

Entretanto, possui uma diferença entre os outros, pois há algumas fases, começando do mais leve até alcançar a última fase.

Especialistas indicam que um treino hiit para emagrecer rápido varia apenas no tempo nos exercícios da série, uma vez que qualquer treinamento corresponde às expectativas do HIIT, já que sua distinção está na alta intensidade da prática e recuperação.

As indicações sobre as fases de treino hiit para emagrecer incluem:

Fase Um – Primeira e segunda semana

  • 20 segundos de exercícios de alta intensidade.
  • 60 segundos de repouso ou se preferir alguma atividade de baixa intensidade.
  • Repetir a sequência por mais 10 vezes, com um final de 15 segundos de alta intensidade, totalizando 14 minutos.

Fase Dois – Terceira e quarta semana

  • 30 segundos com atividades em alta vivacidade.
  • 60 segundos de descanso ou exercícios leves.
  • Repetir a sequência por mais 10 vezes, com uma explosão final de 30 segundos de alta intensidade, somando 17 minutos.

Fase Três – Quinta e sexta semana

  • 30 segundos de alta intensidade.
  • 30 segundos de recuperação ou atividades leves.
  • Repetir a série 18 vezes, finalizando com um exercício de alta intensidade de 30 segundos, obtendo como tempo total 18,5 minutos.

Fase Quatro – Sétima e oitava semana

  • 30 segundos de exercícios com alto desempenho.
  • 15 segundos de repouso ou atividades com baixo desempenho.
  • Repetir o circuito 25 vezes com um final de alta intensidade de 30 segundos, totalizando 20 minutos.

Tais características do treino hiit para emagrecer rápido podem ser alteradas de acordo com o esforço, salientando que sedentários necessitam de um tempo maior de progresso e da liberação médica, pois por ser treinamento intenso, o sistema cardiovascular deve estar nos parâmetros autorizados pelo doutor.

Exercícios HIIT para perder a barriga

O HIIT é uma modalidade de treinamento intensivo que busca treinos com alto desempenho seguidos de intervalos de atividades leves.

Seu treinamento geralmente dura de 20 a 30 minutos, podendo variar de acordo com a pessoa que está praticando. A vantagem é que você define o horário e a disponibilidade, assim como pode fazer dentro de casa.

A gordura abdominal é uma das mais nocivas à saúde, pois está associada às doenças cardíacas, ao câncer, diabetes e derrames. Sendo assim, a melhor forma de eliminar consiste em combinar boa alimentação com exercícios físicos.

Um dos exercícios HIIT para perder a barriga mais atraentes é ir para a rua e caminhar nas curvas, correndo com velocidade máxima em retas.

Outro treino hiit para emagrecer é a bicicleta, na qual você intercala com a velocidade máxima por 20 segundos e velocidade baixa a 20 segundos, repetindo o ciclo entre 10 ou 20 minutos.

O treino dos 300 é realizar em tempo mínimo 100 agachamentos, flexões e abdominais, entrar em repouso por 10 a 20 segundos quando terminar a série, e, voltar a realizar o circuito.

Necessário com os exercícios HIIT para perder a barriga manter uma alimentação balanceada, procurar nutricionistas, fazer reeducação alimentar e não uma dieta.

É importante mantermos a alta intensidade dos exercícios para que o nosso metabolismo continue funcionando, porque dessa forma ele continuará queimando calorias – este fenômeno é conhecido como EPOC, ao qual enquanto o corpo estiver se recuperando dos exercícios realizados o metabolismo continua acelerado, queimando ácidos graxos e calorias.

De acordo com estudo realizado em obesos, o método Hiit se mostrou eficaz na eliminação de gordura intra-abdominal e visceral, assim como causa um impacto positivo em sensibilidade à insulina.

Os níveis de glicose são normalizados, favorecendo síntese proteica e recuperação muscular, uma vez que você pratique treinos hiit para emagrecer rápido e respeite o tempo de descanso.

Treino HIIT musculação

O HIIT ou treinamento intervalado de alta intensidade é indicado para pessoas que desejam perder peso, entretanto se pode fazer o treino HIIT na musculação.

HIIT tem um treino voltado para pessoas que desejam perder gordura sem eliminar  massa muscular.

Para que haja um treino HIIT musculação é necessário que tudo seja bem planejado, pois o objetivo é perder gordura e definir massa muscular.

Nesse caso, o interessante seria fazer em conjunto os dois treinos, musculação no primeiro momento, seguida de treinos aeróbicos HIIT.

Porém, se houver o desejo de fazer os treinos intercalados é preciso cuidado com a recuperação muscular, pois as células musculares podem não ter tempo de fazer o repouso adequado, sucedendo ao catabolismo muscular.

Usando o método HIIT na musculação é possível ter um resultado melhor, fazendo séries num grupo de músculos específicos, numa frequência de 2 a 3 vezes por semana durante 3 minutos, com intervalo ativo de 60 segundos entre os circuitos.

Para trabalhar com o treino de HIIT e musculação em dias intercalados é recomendável respectivamente treinar de 2 a 4 vezes. Assim, haverá o tempo das células musculares se recuperarem perfeitamente.

Treino HIIT e musculação

video-gratis-revela

Outra forma de praticar seria no mesmo dia, intercalando somente os horários. Treinando na parte da manhã e mais uma vez de tarde ou à noite.

Mas, como foi dito anteriormente, é preciso que o HIIT esteja em primeiro plano, para que a musculação tenha mais resultados.

Um estudo considerou dois grupos, o primeiro realizou HIIT inicialmente, e, depois a musculação. O segundo de forma inversa! Resultado: a segunda equipe conseguiu diminuir 10% a mais de gordura do que a primeira.

Já no terceiro cenário temos o HIIT e a musculação na mesma sessão, ou seja, você faz musculação primeiro com alta intensidade e depois realiza 3 séries de 30 segundos, seguidas de 1 minuto de descanso com atividades de baixa intensidade.

Independente da escolha feita, sabe-se que a combinação de HIIT aeróbico com musculação gera um resultado mais superior na queima de gordura abdominal.

De fato, há tanto treino HIIT para emagrecer rápido como à construção muscular, basta escolher a opção e iniciar os trabalhos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *