Treinamento Hiit: Guia do treino intervalado de alta intensidade

Veja como o treinamento Hiit pode ajudar no emagrecimento saudável 100% natural. Saiba tudo sobre treinos intervalados de alta intensidade.

Treinamento Hiit: Guia do treino intervalado de alta intensidade

Treinamento Hiit – exercícios intervalados de alta intensidade (HIIT) são fortíssimos aliados das pessoas que querem emagrecer. É uma forma rápida de perder gordura e o melhor, dispensa a ajuda de medicamentos para queimar gordura corporal.

Foi assim, com promessas e resultados positivos, que o treino Hiit ganhou espaço nas academias há mais ou menos uma década, sendo o maior sucesso no mundo fitness atual.

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Quanto queima de calorias o treinamento Hiit?

Diferentes estudos comprovaram que o treinamento Hiit, quando realizado de forma intensa e regrada, pode resultar em perdas calóricas 50 vezes maiores que qualquer outro treino aeróbico.

Entretanto, esse resultado de perda calórica e queima de gorduras somente surge se o treinamento Hiit for realizado de maneira correta, com a ajuda e dicas de um profissional da educação física.

Treinamento Hiit: Por que fazer?

Então, veja a seguir porque treinamento Hiit virou o queridinho entre os frequentadores de academias que almejam emagrecimento:

1: O treinamento Hiit quando realizado de maneira intensa proporciona uma elevada queima de gorduras abdominais. Em poucas semanas é possível ter resultados satisfatórios.

2: Através do Hiit você pode realizar um treinamento completo, pois não apenas os músculos do abdômen são trabalhados, mas também coxas e glúteos – Eis a diferença ao comparar com as outras atividades aeróbicas.

3: Sem contar com os benefícios ao coração, que para quem não sabe, também é um musculo e trabalha intensamente quando a pessoa pratica treinamentos Hiit.

4: São atividades rápidas, dura cerca de 3 a 4 minutos cada série, repetidas diversas vezes ao longo de 15 minutos e com períodos adequados de descanso.

5: Outro fator curioso e feliz para quem pratica o treinamento Hiit é que mesmo em repouso, após a realização da atividade, o organismo promove uma intensa queima calórica, pois o metabolismo permanece ativo até 48 horas após os exercícios Hiit.

6: E por último o detalhe mais importante para aqueles que ainda não praticam o Hiit, por falta de tempo ou até mesmo carência de grana para pagar uma academia: Treinamento Hiit pode ser realizado na sua casa ou em qualquer lugar.

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Treinamento Hiit com bicicleta

A bicicleta ergométrica é o aparelho de exercício físico mais antigo. Surgiu na Alemanha do século XX e desde então é uma febre mundial, sofrendo inúmeras melhorias ao longo dos anos.

Todo o sucesso da bicicleta ergométrica aconteceu devido a simplicidade da sua construção. É um aparelho pequeno que ocupa pouco espaço. A prática permite existir alto gasto calórico.

O treinamento na bicicleta ergométrica, apenas através de pedaladas simples, durante uma hora, proporciona um gasto que vai de 300 a 600 calorias, variando de acordo com o tamanho e peso do (a) praticante.

Foi assim, devido ao grande sucesso da bicicleta e seus excelentes resultados, que surgiu a ideia de associá-la ao treinamento Hiit, que também é conhecido por promover um alto gasto calórico e pode ser realizado de diversas maneiras, com o uso de diferentes ferramentas, inclusive a bicicleta.

Realizar o Hiit com bicicleta é também uma excelente sugestão para aquelas pessoas que têm limitação em joelhos, coluna e quadril, pois não existem altos impactos durante a realização.

Pode ainda ser realizado por pessoas sedentárias, que não são adeptas às atividades físicas e querem inserir tal prática em suas vidas.

O treinamento Hiit com bicicleta ergométrica ainda poderá ajudar no melhoramento de performance para corredores, bastando um treino de apenas 15 minutos de maneira regular.

Veja, treinamento Hiit com bicicleta ergométrica é uma ótima atividade. São inúmeros benefícios alcançados com a sua prática.

Esse tipo de treinamento Hiit também é ideal para pessoas sem muito tempo de frequentar academia. Treinos Hiit com bicicletas ergométricas duram em média 15 minutos.

O grande diferencial do treinamento Hiit está na intensidade e no aumento de carga proporcionado pela bike, tornando assim uma atividade altamente frenética e que proporciona um alto gasto calórico.

Treinamento Hiit na bike é uma atividade completa e que pode ser realizada por qualquer interessado, desde que não exista nenhuma restrição médica.

É importante, porém, que o (a) aluno (a) do Hiit com bike tenha consciência de que essa atividade não é moleza e que haverá um grande esforço físico.

Vale lembrar também que melhores resultados, e isso vale para qualquer atividade física, serão alcançados se associados a descanso e dieta.

Treino Hiit com corda

O treino Hiit com corda pode ser mais prazeroso do que você imagina. É possível treinar fazendo uma simples brincadeira de criança. Sim, isso mesmo. Brincadeira infantil! Sabe como? Pulando corda!

E se eu te dissesse que além de prazeroso você ainda consegue emagrecer? Seria perfeito, né?

Pular corda de maneira simples e tradicional, como aquelas brincadeiras da sua infância, já proporciona uma grande queima calórica. Estudos mostraram que a cada 20 minutos pulando corda é possível perder cerca de 400 calorias.

Essa é uma atividade que melhora o condicionamento físico, emagrece, ajuda a otimizar coordenação motora, além de trabalhar e fortalecer músculos como glúteos, coxas e panturrilhas.

Então, que tal associar o treinamento Hiit e essa maravilhosa atividade que é pular corda? Tudo que você precisa para começar são: corda e cronômetro. Mãos à obra!!!

Para começar você deve pular corda durante um período contínuo de 3 minutos e depois descansar 30 segundos. Na sequência, pule o mais depressa que conseguir 60 segundos, descasando por mais 30 segundos sequencialmente.

Siga nessa sequência, pulando 60 segundos e descansado 30 segundos por 15 a 20 minutos.

Vale lembrar também que para facilitar seus pulos existem cordas mais leves e adequadas às pessoas que levam essa deliciosa brincadeira a sério. Bacana dar uma pesquisada no mercado, pois existem cordas de nylon e também de aço.

As primeiras são mais leves e facilitam o desenvolvimento dos movimentos. Já as de aço estão revestidas de sisal ou couro. Algumas acompanham até um peso adicional.

Composições de aço e com peso são muito utilizadas por treinadores que querem intensificar a atividade.

Depois de algum tempo treinando ouse um pouco mais. Comece cruzando as cordas duas vezes num salto. Isso proporciona gasto calórico extra.

Atenção ao tamanho da corda, que precisa convergir com a altura da pessoa que pratica o exercício, evitando assim tropeços e machucados.

Por último, se lembre que pular corda é uma atividade que causa grande impacto nas articulações dos membros inferiores.

Então, se você apresenta alguma limitação médica por esse motivo, ou, ainda está acima do peso, procure um profissional para te orientar sobre qual treino é mais adequado.

Treinamento Hiit e hipertrofia

Parece um pouco contraditório associar o treinamento Hiit às pessoas que almejam o ganho de massa, pois, para quem não sabe, tradicionalmente Hiit consiste numa atividade aeróbica de alta intensidade, na qual há elevado consumo de oxigênio e amplo gasto calórico favorável ao emagrecimento.

Primeiramente, o treinamento aeróbico Hiit para o ganho de massa muscular não deve ser realizado com igual frequência como àquelas pessoas que pretendem perder gordura.

O treinamento Hiit quando executado mais de 3 vezes na semana promove não apenas a perda de gordura como também o catabolismo muscular, ou seja, perda dos músculos.

Nesse caso, o segredo está em realizar o Hiit como um treino anabolizante. Mas o que isso significa?

Bom, tudo é uma questão de ajustar o tempo da realização das atividades aeróbicas.

Importante lembrar que o ganho de massa muscular não é adquirido apenas com a frequência de treino usando pesos, mas principalmente no descanso muscular.

O efeito anabólico está na intensidade dos treinos, ou seja, treinar de forma pesada, sendo primordial que haja o descanso muscular necessário.

Outro fator importante é ajustar o término do treno Hiit pelo menos uma hora antes da musculação, dando um tempo maior para a recuperação muscular.

Algumas pessoas ainda seguem um outro esquema de treinamento em que optam por associar Hiit com musculação durante 4 semanas, parando por igual período.

Veja que mais uma vez entra em ação o descanso, pois entende-se que será através da explosão muscular, com o devido período de descanso necessário para o organismo, que haverá o aumento das fibras musculares, e, o crescimento de força e resistência.

Grande segredo para o ganho de massa muscular com associação ao treinamento Hiit é o espaço de tempo concedido para o músculo se recuperar e crescer rapidamente.

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