Suco de beterraba: 10 benefícios e informações nutricionais

Conheça os benefícios do suco de beterraba para quem quer queimar gorduras ou usufruir de bem-estar em todos os momentos no dia.

Suco de beterraba: 10 benefícios e informações nutricionais

Por que não incluir suco de beterraba na dieta alimentar diária? Desde normalizar os níveis de açúcar no sangue até à melhora na resistência sexual, este vegetal é bom contra anemia e queima gordura abdominal. A seguir conheça existem 10 razões para começar a tomar suco de beterraba diariamente.

1: Suco de beterraba reduz os níveis de pressão arterial

Beterraba é uma grande fonte de nitratos, que, quando consumidos são convertidos num gás chamado óxido nítrico, que ajuda a ampliar as artérias, tornando a pressão arterial mais baixa.

Pesquisadores também descobriram que comer apenas cerca de 500 gramas de beterraba todos os dias reduz a pressão sanguínea de uma pessoa em cerca de 6 horas.

2: Reduz “mau” colesterol

Beterraba é conhecida por conter grandes quantidades de fibras solúveis, flavonoides e betacianina.

Betacianina é o composto que fornece à beterraba a cor vermelho-púrpura e também um poderoso antioxidante. Reduz a oxidação do colesterol LDL e diminui os depósitos de gorduras nas paredes das artérias.

Isso protege o coração contra potenciais ataques cardíacos e derrames, reduzindo a necessidade de medicação artificial.

3: Bom para mulheres grávidas e feto

Outra qualidade incrível da raiz é que tem uma abundante oferta de ácido fólico. O ácido fólico possui importância para as grávidas, pois representa um componente essencial à formação adequada de medula espinhal e protege a criança contra doenças como espinha bífida.

Suco de beterraba também fornece um impulso de energia extra necessária durante a gravidez.

4: Combate osteoporose e controla diabetes

Beterraba é repleta de sílica mineral, um componente importante para o corpo usar o cálcio de forma eficiente. Um copo de suco de beterraba por dia ajuda a evitar condições como osteoporose e doença de ossos frágeis.

Pessoas que sofrem de diabetes podem suprir a ânsia por doce ao adicionar um pouco de beterraba na dieta.

Por ser vegetal com índice glicêmico médio (significa que libera açúcares muito lentamente no sangue), auxilia na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, enquanto sacia o desejo por doces ao longo do dia.

Além disso, suco de beterraba é baixo em calorias e sem gordura, uma opção alimentar ideal aos diabéticos ou às pessoas em condição de pré-diabetes.

5: Tratamento da anemia

É um mito comum pensar que a cor avermelhada da beterraba substitui o sangue perdido e por isso serve para tratar a anemia. Enquanto isto pode parecer chocante, há uma verdade parcial escondida no mito.

Beterraba contém uma grande quantidade de ferro. Ferro ajuda na formação de hemaglutinina, que é uma parte do sangue que ajuda no transporte de oxigênio e nutrientes para várias partes do corpo.

6: Alivia a fadiga

Um estudo apresentado na conferência da Associação de Diabéticos Americanos afirmou que beterraba aumenta a energia de uma pessoa. Isto ocorre devido ao teor de nitrato que ajuda a dilatar as artérias, contribuindo assim no transporte adequado de oxigênio para várias partes do corpo, aumentando a energia das pessoas.

Outra teoria está no fato da raiz ser rica fonte de ferro, que melhora a resistência física. Então, tome suco de beterraba para ficar ligado (a) o dia inteiro.

7: Melhora a saúde sexual e resistência

Também conhecido como “Viagra natural”, suco de beterraba é usado em uma série de culturas antigas para aumentar a saúde sexual.

Uma vez que o vegetal é rica fonte de nitratos, ajuda à liberação de óxido nítrico no corpo, dilatando os vasos sanguíneos e aumentado o fluxo de sangue para os órgãos genitais.

Beterraba contém uma grande quantidade de boro, um composto químico importante para a produção do hormônio sexual humano. Então, da próxima vez, evite a pílula azul e tenha um pouco de suco de beterraba antes da prática sexual.

8: Protege contra o câncer

O conteúdo de betacianina no suco de beterraba tem uma função muito importante. Em um estudo realizado na Universidade Howard, Washington DC, verificou-se que betacianina ajudou a retardar o crescimento de tumores em 12,5 por cento nos pacientes com câncer de mama e de próstata.

Esse efeito não só ajuda no diagnóstico e tratamento de cânceres, mas também auxilia sobreviventes de câncer que permanecem livres de tumores por mais tempo.

9: Constipação

Devido ao seu alto teor de fibras solúveis, beterraba atua como um grande laxante. Ajuda na regularização da evacuação por amolecer as fezes. Também limpa o cólon e libera as toxinas nocivas do estômago.

10: Aumenta o poder do cérebro

Um estudo feito na Universidade de Exeter, Reino Unido, mostrou que beber suco de beterraba pode evoluir a resistência cerebral de uma pessoa em 16 por cento devido ao teor de nitrato.

Suco de beterraba também auxilia no bom funcionamento do cérebro e previne o aparecimento de demência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *