Por que semente de mostarda é benéfica à saúde?

A seguir você vai conhecer as razões que explicam porque semente de mostarda é um dos superalimentos que fazem bem ao organismo humano.

Por que semente de mostarda é benéfica à saúde?

A semente de mostarda tem sido uma companheira constante nos armários culinários e medicinais de várias culturas por milênios. Antigos gregos e romanos jogavam nas suas misturas saborosas, enquanto indianos têm o costume de comer com curry durante séculos, muito antes do Brasil ser descoberto por portugueses exploradores e escravocratas.

Hoje a importância cultural da semente de mostarda diminui ao considerar seu uso na antiguidade. Em épocas modernas estão nos tubos dos vendedores de cachorro quente na estrada ou grãos inteiros em sanduíches exóticos.

Semente de mostarda tem uma incrível capacidade de nutrir a saúde e proteger o corpo contra doenças. Há algumas razões pelas quais as sementes de mostarda são úteis para prevenir doenças como a obesidade, por exemplo.

A seguir veja o porquê de as sementes de mostarda serem vistas como um dos melhores alimentos do mundo culinário.

1 # Sementes de mostarda promovem a saúde da tireoide saudável

Muitas pessoas subestimam a importância da tireoide considerando que, quando não funciona adequadamente pode causar estragos corporais e ampliar o cenário para algumas graves condições de saúde debilitantes.

Felizmente, sementes de mostarda contêm concentrações elevadas do selênio mineral, que, além de ser um antioxidante forte, também ajuda a impedir danos oxidativos dos radicais livres.

Curiosamente, o selênio é tão importante como o iodo no suporte da função da tireoide saudável, e, muitas vezes é um mineral raro na dieta típica ocidental.

Isto significa que, incluir semente de mostarda no regime não apenas pode promover diretamente a saúde da tireoide, fazendo funcionar de maneira adequada, como também diminui problemas hormonais.

2 # Semente de mostarda na luta contra o câncer

Sementes de mostarda contêm um grupo de fitonutrientes úteis chamados isotiocianatos, que têm habilidades de combate contra diferentes tipos de câncer comuns na humanidade, segundo pesquisas recentes.

Com a ajuda destes fitonutrientes é mais fácil se prevenir contra o desenvolvimento de células cancerígenas, em primeiro lugar, e, parar a propagação do câncer que já se manifestou dentro do corpo.

Como é que esta coisa maravilhosa acontece? Alguns estudos sugerem que os isotiocianatos em sementes de mostarda podem inibir a mitose (o processo de divisão celular e replicação), e, estimular a apoptose em células tumorais.

Uma pesquisa mostrou que pó de semente de mostarda inibe o crescimento do câncer de bexiga em 34,5% – um motivo suficiente para homens adicionarem sementes de mostarda no sanduíche.

3 # Sementes de mostarda são anti-inflamatórios

Quem tem o costume de fazer leitura regular sobre alternativas alimentares benéficas à saúde já deve ter lido pelo menos um artigo ou dois sobre os benefícios à saúde da curcumina, composto encontrado no açafrão, gengibre, numa gama de outros produtos hortícolas e especiarias com tom amarelo.

O grão de mostarda tem amplas quantidades de curcumina, explicando assim as suas potentes capacidades anti-inflamatórias.

Enquanto a curcumina representa um composto anticancerígeno importante, é verdadeira sua vocação na redução da inflamação, em aliviar a dor nas articulações, melhorar a musculatura e a mobilidade dos ligamentos, facilitando o surgimento das condições inflamatórias nos órgãos e nas outras áreas do corpo.

Uma vez que a maioria das doenças comuns está fortemente associada à inflamação crônica, usar curcumina como anti-inflamatório a partir de sementes de mostarda é uma forma benéfica de tratamento inicial.

4 # Sementes de mostarda são ultra nutritivas

As sementes de mostarda são embaladas com vitaminas e nutrientes, incluindo ácidos graxos ômega-3, manganês, fósforo, potássio, cobre, cálcio, zinco e vitamina B1.

Isso significa que as sementes de mostarda podem ser uma importante fonte diária de nutrientes, proporcionando alguns dos blocos de construção essenciais que seu corpo precisa para funcionar como deveria, e, garantir que fique fortificado contra a infecção e a propagação da doença.

Há muitas maneiras de incorporar sementes de mostarda na dieta e colher as recompensas à saúde, incluindo como um pó em seus molhos e pratos quentes, na forma de grão inteiro nos sanduíches e nas carnes, esfregando na sua pele ou adicionado à comida como óleo.

5 # Alimentos termogênicos

Um dos benefícios da semente de mostrada para pessoas que seguem regimes de emagrecimento está no poder termogênico, ou seja, consumir tal opção alimentar permite com que o metabolismo trabalhe de uma maneira mais favorável ao processo da perda de peso.

Inúmeros programas de emagrecimento saudável indicam o consumo de sementes de mostarda todos os dias para ajudar na queima de gordura até mesmo quando o corpo não está em repouso.

Você pode encontrar semente de mostarda em lojas de produtos originais, casas de itens orgânicos, nos hipermercados e em alguns comércios que vendem especiarias do Oriente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *