Perder calorias não basta, é preciso manter o peso saudável

Manter peso saudável após uma dieta ou um programa de exercícios é tão importante quanto se dedicar a perder bastante calorias rapidamente.

Perder calorias não basta, é preciso manter o peso saudável

Perder calorias pode ser difícil, mas manter peso saudável é um desafio ainda maior. Eliminar peso a longo prazo representa uma meta crítica no tratamento da obesidade e outros problemas de saúde.

Parece ser fácil queimar calorias teimosas, mas é complicado manter o corpo esbelto após a perda de quilos. Funciona como às celebridades, que lutam para alcançar à fama, e, ao chegar no auge, percebem ser mais difícil ainda se manter em sucesso máximo.

Perder calorias e manter um peso saudável
Perder calorias e manter um peso saudável

Vale a pena manter um peso saudável para obter ganhos benéficos de saúde associados às quedas nos índices do açúcar no sangue, além de melhorar o sono.

“O ato de perder calorias a longo prazo é um desafio crítico no tratamento da obesidade e outros problemas de saúde como diabetes, pressão arterial alta, e, doenças cardíacas”, diz Nia Mitchell, da Universidade do Colorado, nos EUA.

Estudo comprova que não basta perder calorias

A equipe de Mitchell acompanhou mais de 65 mil pessoas com problemas de sobrepeso ou obesidade num programa nacional nos EUA, chamado “Take Off Pounds Sensibly”, que durou de 2005 a 2010.

Os resultados revelaram que metade dos participantes apresentou perda significativa de peso no primeiro ano. Dentre aqueles que participaram do segundo ano, 80 por cento perdeu calorias e eliminou quilos extras.

Durante 3 anos de análise foi diagnosticado que quase 90 por cento dos participantes do programa mantiveram constante perda de peso.

“Somente perder calorias não é suficiente, os benefícios da saúde de perda de peso desaparecem quando os quilos voltam ao corpo. São necessárias mais estratégias eficazes para manter um peso saudável uma vez que seja atingido”, acrescentou Mitchell.

Perder calorias evita o efeito sanfona

Ao considerar os resultados da pesquisa de Mitchel se conclui que a mesma preocupação existente ao fazer uma dieta para emagrecer, ou, treinos físicos intensos, deve existir a manter o peso saudável, do contrário há chances da ocorrência do efeito sanfona, quando o corpo ganha gordura rápida após ficar magro em curto-prazo.

Para uma pessoa ganhar excesso de gordura na barriga demora longos anos. O corpo fica acostumado ao estado obeso, e, depois precisa de uma nova rotina de dias saudáveis a se adaptar à nova forma magra.

Leia sobre as melhores dicas para perder calorias e eliminar gordura do abdômen ao acompanhar nossas notícias no Facebook.

Um Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *