O que é HIIT? Como funciona?

Qual significado de HIIT? Como funcionam treinos intervalados de alta intensidade para queimar gordura abdominal e enrijecer abdômen, coxas e glúteos?

O que é HIIT? Como funciona?

HIIT (High Intensity Interval Training, ou, Treino Intervalado de Alta Intensidade) significa executar um curto número de rajadas de exercício intenso, tais como ciclismo, corrida, natação, pular corda, entre outras práticas, seguidas por períodos curtos de recuperação (caminhar, por exemplo).

O objetivo do curto período de recuperação é fazer com que o ritmo cardíaco volte ao normal antes da pessoa realizar a próxima explosão anaeróbica HIIT.

Isto é diferente do exercício de resistência regular. A rotina permite que o corpo se ajuste ao nível de intensidade no HIIT, dando ao corpo o choque necessário para começar a usar as gorduras como combustível para o treino.

Exercícios comuns x HIIT

Exercício cardiovascular regular, como correr na esteira por um tempo consistente a uma velocidade constante, causa catabolismo e degradação do tecido muscular.

Por outro lado, embora não haja nenhuma pílula mágica para tomar e perder o peso extra durante a noite, um método eficaz para reduzir calorias e manter a queima de gordura até 48 horas depois do treino se chama High Intensity Interval Training, ou, HIIT.

Não se pode dizer que HIIT é popular entre as pessoas viciadas em academia uma vez que representa um método mais usado por modelos fitness e atletas de resistência para aumentar metabolismo, e, derreter gordura mais rápido antes de qualquer competição.

O HIIT é uma forma de exercício realizada em explosões anaeróbicas curtas com menos períodos de descanso.

Especialistas indicam que exercício cardio deve ser praticado por 30 minutos ao dia para gerar resultados satisfatórios na perda de gordura abdominal. Por outro lado, HIIT não exige mais do que 10 minutos.

Como funciona a prática de HIIT?

A beleza do HIIT é que se pode personalizar para o seu tipo de corpo ou às próprias necessidades sociais e ainda obter resultados positivos. Contudo, se você tem menos de 18 anos ou mais de 60 anos vale a pena procurar o médico antes de praticar.

Por causa da alta efetividade quanto aos resultados positivos a prática dos treinos intervalados de alta intensidade se intensificou ao redor do mundo. Hoje existem muitas maneiras de realizar tais atividades, desde sem equipamentos (com uso do peso no próprio corpo) até utilizando pequenos acessórios.

Se você decidir que quer tentar, então descubra o tipo de exercício cardiovascular predileto. Aqui está uma lista de alguns exercícios comuns que também são usados para treinamento HIIT:

  • Correr
  • Nadar
  • Pular corda
  • Subir escadas
  • Flexão
  • Jumping Jacks

Questão de eficácia!

Um estudo da East Tennessee State University, de 2001, concluiu que participantes seguidores do programa HIIT de 8 semanas diminuíram 2% na gordura corporal em comparação com 0% das pessoas que praticaram exercícios cardio de modo moderado para lento.

O mesmo estudo também afirmou que atividades intervaladas tem o poder de queimar até 100 calorias a mais por dia em cada exercício.

Vale destacar que com HIIT é possível queimar calorias por apenas sentar ou dormir depois de ter terminado um treino!

Não é de se admirar o tanto de atletas e adeptos de fitness que usam esta forma de treino como vantagem para eliminar peso antes de qualquer competição.

No entanto, você não precisa ser um esportista para treinar HIIT, principalmente por causa do boom de planos de emagrecimento com exercícios intervalados de alta intensidade que surgiu nos últimos tempos direcionados a todos os tipos de perfis: desde jovens até idosos.

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