Mitos e verdades sobre emagrecimento

Quais os principais mitos e verdades sobre emagrecimento? Conheça o que é mentira ou realidade nas mais populares dicas para perder peso.

Mitos e verdades sobre emagrecimento

Mitos e verdades sobre emagrecimento estão na mídia diariamente. As pessoas são bombardeadas por mensagens contraditórias de médicos, peritos, marcas e governo sobre o que se deve comer, quer seja açúcar, gordura ou carboidratos – os maiores culpados da obesidade.

Com tantas dietas diferentes fica fácil entender porque as pessoas estão confusas. Contudo, verdade é o fato dos seres-humanos terem micróbios que ajudam a digerir alimentos, e, uma dieta restritiva não energiza tais microrganismos, prejudicando no emagrecimento e aumentando as chances de obesidade.

Mitos e verdades sobre emagrecimento.
Mitos e verdades sobre emagrecimento.

Todas as calorias são iguais: mitos e verdades sobre emagrecimento!

A questão da caloria faz parte dos mitos e verdades do emagrecimento. Falando francamente, duas pessoas podem comer a mesma quantia calórica e fazer números idênticos de exercícios, mas mesmo assim perdem ou ganham peso em ritmos diferentes.

Isto ocorre porque os micróbios do intestino e a forma como se interagem com genes determinam como o alimento é digerido no organismo.

Estudos sobre pares de gêmeos demonstram que as pessoas reagem de forma diferente aos alimentos idênticos e a regimes para perder peso. Os micróbios produzem produtos químicos dessemelhantes após a pessoa se alimentar.

Comer menos e se exercitar mais!

Mitos e verdades sobre emagrecimento também englobam a relação do consumo de alimentos com exercícios físicos. O conselho para comer menos e se exercitar mais é ultrapassado.

Os exercícios levam ao ganho de peso, pois o corpo se adapta ao esforço extra e o organismo está programado à compensação do esforço extra.

Portanto, a dica para a combinação entre exercícios e alimentos funcionar é optar por dietas balanceadas, nutritivas e com gorduras boas.

Vale a pena cortar carboidratos para emagrecer

Uma tendência acadêmica crescente defende a cura da obesidade no corte de carboidratos.

Isto leva aos livros populares defenderem a eliminação de certos alimentos na dieta alimentar para emagrecer com saúde: leite, lácteos, grãos, alimentações com glúten, gorduras saturadas, leguminosas, frutose ou todos os açúcares e carboidratos.

Mas, a ciência por trás destas dietas populares é errada. Eliminar grupos individuais do costume alimentar, tais como hidratos de carbono, não representa uma boa ideia, pois retarda a diversidade microbiana.

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