Lista de alimentos para diabéticos: 11 escolhas alimentares

Conheça uma lista de alimentos para diabéticos, veja o que consumir e como aumentar o controle desta condição de saúde.

Lista de alimentos para diabéticos: 11 escolhas alimentares

A lista de alimentos para diabéticos deve ser feita por um médico especialista, que de modo provável pode indicar algumas das seguintes alimentações abaixo.

Controlar o açúcar no sangue e prevenir complicações de diabetes são medidas indispensáveis para quem sofre da doença.

Há alimentações repletas de nutrientes que estabilizam os níveis do açúcar no sangue, protegem o coração e auxiliam à saúde da visão. Não perca: lista de alimentos para diabéticos a seguir.

Lista de alimentos para diabéticos

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1 # Maças: Especialistas indicam as maças na lista de alimentos para diabéticos por causa da quercetina. Uma pesquisa finlandesa indica que participantes diminuíram em 25% as chances de sofrerem doenças cardíacas após consumirem a fruta por determinado período.

Outros alimentos com quercetina que controlam diabetes e ajudam a perder peso: Bagas, vegetais de folhas verdes, tomates e cebolas.

Lista de alimentos para diabéticos

2 # Citrus: Pesquisas evidenciam que indivíduos com diabetes tendem a ter níveis mais baixos de vitamina C. É possível consumir em pílulas ou aspirinas, mas uma fruta com baixa gordura e repleta de fibras proporciona maiores índices de nutrientes saudáveis.

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3 # Canela (lista de alimentos para diabéticos): Um estudo descobriu que quem consome ½ colher de chá de canela, diariamente, consegue tornar as células mais sensíveis à insulina. Um ótimo substituo do açúcar, uma especiaria indispensável em determinados pratos doces, saudável ao coração.

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4 # Ômega 3: Problemas cardíacos atingem duas vezes mais pessoas com diabetes do que indivíduos sem tal doença, conforme aponta a American Diabetes Association. As dietas ricas em ômega-3 têm “gorduras boas” e úteis à saúde cardiovascular. Consuma peixes de água fria, salmão ou sardinha.

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5 # Fibras: Um estudo da Universidade do Texas conclui – participantes que aumentaram a ingestão diária de fibra entre 25g-50g apresentaram melhorias significativas nos níveis de açúcar no sangue. Na verdade, a dieta rica em fibras foi tão eficaz quanto determinados medicamentos para diabetes.

Consuma diversas porções diárias de uma mistura rica em fibras: frutas, legumes, grãos, arroz integral e massas integrais.

6 # Legumes: Grãos-de-bico, feijão e lentilhas são escolhas da lista de alimentos para diabéticos, ideais nas sopas, saladas e variedades de receitas étnicas (regionais). Têm baixos teor de gordura e caloria, mas são ricos em fibras e proteínas que controlam ou evitam diabetes e doenças cardíacas.

Fibras retardam a liberação de glicose na corrente sanguínea, evita os picos de açúcar no sangue e aumenta a saciedade, ou seja, também auxilia no processo de emagrecimento.

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7 # Nozes: Quem ingere nozes de modo regular tem menos chances de sofrer doenças cardíacas ao comparar às pessoas que não comem este fruto com casca dura. Detalhe – o consumo não deve ser exagerado, afinal, nozes são ricas em calorias.

Coma no máximo duas colheres de nozes ao dia, adicionáveis em cereais, iogurte, legumes e saladas.

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8 # Espinafre e couve: Todos os vegetais de folhas verdes são boas fontes de luteína, um carotenoide ótimo aos olhos. Isso é especialmente importante porque as pessoas com diabetes desenvolvem problemas oculares debilitantes. Ótimas fontes de fibras, vitaminas do complexo B, ferro, cálcio e vitamina C.

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9 # Chocolate escuro (amargo): Pesquisadores da Universidade de Tufts (Massachusetts – Estados Unidos) descobriram que chocolate escuro melhora o controle da insulina, uma melhoria fundamental na prevenção ou no tratamento da diabetes tipo 2. Só não exagere, pois, chocolate é uma fonte de gordura e calorias.

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10 # Carnes: Além das vitaminas e proteínas, carne bovina tem ácido linoleico conjugado (CLA), que trabalha para corrigir o metabolismo de açúcar no sangue e também parece ter propriedades significativas no combate contra o câncer.

Em uma recente pesquisa, cientistas na Noruega complementaram as dietas de 180 pessoas com algumas gramas de CLA, e, relataram perda de 9% do peso corporal em 1 ano.

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11 # Vinagre: Duas colheres de sopa de vinagre antes de uma refeição ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Um estudo realizado na Universidade do Arizona testou 3 grupos diferentes de pessoas.

Uma hora após o tratamento, os diabéticos registraram níveis de açúcar no sangue na casa dos 25% mais baixo do que participantes que não adicionaram vinagre nos consumos alimentares.

Não se pode ignorar o fato de que pré-diabéticos tiveram resultados ainda melhores: 50% – encerrando assim este artigo com a lista de alimentos para diabéticos.

Exclusivo! Assista o video no qual uma pessoa pré-diabética revela como conseguiu sair desta condição clínica para viver com saúde.

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