Lesões mais comuns no esporte de corrida

Quais as lesões mais comuns no esporte de corrida? O que fazer para evitar este problema ao correr nas pistas ou na esteira? Estas e outras curiosidades a seguir.

Lesões mais comuns no esporte de corrida

Lesões mais comuns no esporte que considera corrida (o que engloba desde running até uma partida de futebol) afetam em principal as pessoas sem costume de praticar exercícios, indivíduos que exageraram na prática fitness ou falta de alongamento.

Correr é um bom esporte ou uma rotina de exercícios para manter a forma. Corrida fornece benefícios totais de saúde para corredores.

Mas, se você iniciar uma rotina running é bom obter novos tênis de corrida, originais, testados e aprovados contra impactos.

Tênis de corrida proporciona excelente amortecimento e conforto para o pé durante a corrida. Boas escolhas incluem Nike, Adidas, Reebok, Asics e muitos mais. Este é o acessório principal para correr e evitar as lesões mais comuns no esporte.

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As lesões mais comuns no esporte de corrida!

Canelite: Estas lesões ocorrem devido ao excesso de treinamento ou estresse típico do esporte de alto impacto. Causada pela sobrecarga no osso da canela e nos tecidos conjuntivos. Gera excesso de pressão sobre a parte inferior da perna e prejudica os músculos.

Dores no joelho: Geradas graças ao estresse por aumento da intensidade de execução do programa fitness. Também decorre por causa de quadríceps fracos.

Síndrome da banda iliotibial: Comuns devido aos fracos músculos abdutores do quadril.

Tendinite de Aquiles: Tendão de Aquiles conecta músculos da panturrilha e do calcanhar. Lesões do gênero são comuns quando as atividades ocorrem em alta frequência durante dias seguidos sem descanso.

Formas de evitar as lesões mais comuns no esporte

Lesões de corrida são comuns a cada corredor. Mas, podem ser prevenidas em grande medida seguindo alguns passos:

  • Substituir sapatos velhos por novos.
  • Começar com aquecimento e alongamento.
  • Não esqueça de alongar ao final da corrida, uma medida importante para evitar as lesões mais comuns.

Alongamento é sempre recomendado como prioridade máxima para evitar lesões. Regularmente se estique para evitar o estresse muscular e mental. Sempre inicie ou termine qualquer rotina de exercícios com alongamento.

Nunca ignore as dores, clássico indicativo de que há algo de errado na formação. Se doer não pense duas vezes, tome um dia de descanso. Ao persistirem em 24 horas é recomendável visitar o médico.

Uma dieta saudável é essencial para manter a forma e energia. Um cuidado de nutrição adequado ajuda a curar lesões e contribui para a geração de novas células.

Algumas das lesões mais comuns no esporte de corrida ocorrem no quadril, nos tornozelos, na panturrilha, dores nos calcanhares ou nas canelas, inflamação no tendão (tendinite), dor no calcanhar, lesão no tendão, joelho ou pés doridos e também problemas nas costas.

Prevenção é melhor que cura!

Dor de quadril, lesões nos tornozelos ou nas panturrilhas, dores no calcanhar ou canelas, inflamação no tendão conhecida como tendinite, lesão em tendão, joelho ou pés doridos e também nas costas são típicas problemáticas do overtraining.

Fazer aquecimento diminui de modo considerável o índice das lesões mais comuns no esporte de corrida. Um regular 5 minutos de aquecimento é a melhor maneira de preparar o corpo para treino longo e rigoroso.

Se aquecer em uma base regular antes da corrida é importante para os corredores evitarem qualquer lesão no tendão da perna, no joelho, nos pés ou na panturrilha.

Poucos minutos de aquecimento prepara todos os músculos do corpo a qualquer aptidão rigorosa ou programa em execução.

Especialistas indicam, a principal razão para realizar aquecimento antes de qualquer cronograma de execução é evitar incidência das lesões mais comuns no esporte.

Acordar, aquecer e treinar!

Está provado que os nossos tecidos musculares são mais curtos antes do exercício quando acordamos de manhã. É o momento em que há mais alto risco de se machucar durante qualquer treino.

O aquecimento faz os tecidos ficarem moles e elásticos. Está cientificamente provado que aquecer reduz o risco de lesões.

Por isso, é uma condição necessária iniciar um aquecimento como correr lentamente, pular em baixa velocidade por pouco tempo ou caminhar até a pista de qualquer parque público de qualidade.

Alongamento previne as lesões mais comuns no esporte

A flexibilidade é importante para prevenir lesões. Sem esticar os músculos de forma adequada se recomenda não realizar qualquer exercício físico.

Como sabemos, todos os atletas de qualquer campo de esportes começam as rotinas de exercícios com um bom aquecimento e alongamento.

Conforme cânones sobre lesões mais comuns no esporte, alongamento ajuda a prevenir a dor no quadril, as dores nas canelas, a lesão na panturrilha e no tendão. Por sua vez, também melhora a flexibilidade nos músculos e desempenho desportivo.

Ouvir o corpo é fundamental

Treinar para uma corrida especial não significa correr sem ouvir o corpo. Se você enfrentar algumas lesões é possível fazer mudanças em sua programação de treinamento.

Você pode descansar até se recuperar totalmente, e, ficar com o corpo preparado para a prática esportiva. Evite incluir exercícios de alta intensidade durante a lesão. O melhor é descansar e praticar alongamento para se recuperar rápido.

Qual o melhor local para correr?

O melhor lugar para correr no sentido de evitar as variadas formas de lesões mais comuns no esporte de corrida é na superfície mais suave como pistas de parques, campo, gramado ou areia. Portanto, tente executar um caminho mais suave para evitar lesão.

Além disso, um dos pontos mais importantes a notar é que você não pode correr com o corpo curvado.

Você é o que come!

Manter uma alimentação saudável e nutritiva é uma maneira comprovada de modo científico para evitar as lesões mais comuns no esporte

A nutrição é mais importante que qualquer programa de treinamento. Para evitar que os músculos se desgastem rápido coma alimentos nutritivos.

Um corredor precisa de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais, gorduras e também água.

A água é essencial antes, durante ou depois do treino uma vez que mantém alto nível de líquido no corpo e evita as lesões mais comuns no esporte.

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