Ioga do riso: significado e benefícios

O que é ioga do riso? Quais benefícios desta prática para a saúde humana? É possível acabar com o estresse? Ajuda a emagrecer?

Ioga do riso: significado e benefícios

Ioga do riso é uma combinação de exercícios em grupo com respiração de ioga, que permite às pessoas rirem sem piadas. Normalmente um treino pode durar de 15 a 20 minutos, diz o guru Jiten Kohi.

A ioga do riso é um exercício de rotina única que combina o riso com a respiração. Qualquer pessoa consegue fazer sem depender de humor, piadas ou comédia. A ciência tem provado que o corpo não diferencia o riso simulado e o real.

Inicialmente, o riso é simulado como um exercício físico, mantendo contato visual com os outros no grupo e promovendo a brincadeira infantil. Na maioria dos casos, isso logo leva ao riso real e contagioso.

Sessões de ioga do riso começam com técnicas de aquecimentos suaves que incluem alongamento, cantar, bater palmas e movimentar o corpo. Os exercícios de respiração são usados para preparar os pulmões ao riso, seguido por uma série de “treinos de riso”, que combinam o método com técnicas especiais.

A sessão de ioga do riso pode terminar com “meditação-riso”. Esta é uma sessão em que os participantes se sentam, deitam e permitem que o riso natural flua de dentro como fonte natural.

Esta é uma experiência poderosa que muitas vezes leva à catarse emocional saudável e também ao sentimento de libertação ou alegria que dura dias.

“As boas mudanças químicas no corpo só acontecem se você gastar tempo com isso. Os efeitos não surgem se a prática for executada rapidamente”, indica Kohi IANS. Ioga do riso é boa para as pessoas deprimidas ou àquelas que levam vidas estressantes.

O psiquiatra Rahul Chandhok aponta que a pressão de trabalho e do trânsito são grandes fatores estressantes. É preciso se deslocar por longas horas no caminho de casa ao local de trabalho; portanto, as pessoas não são capazes de dar tempo às suas famílias ou até mesmo tirar tempo para lazer próprio.

O mundo do mercado liberal é uma eterna competição. Nas grandes cidades, a vida do dia a dia é agitada e gera um monte de estresse que se multiplica ao longo do tempo.

Ioga do riso: O melhor remédio contra estresse

A ioga do riso não é nenhum exercício, simplesmente representa uma maneira de esquecer das inquietações do mundo, inibições e rir como criança. De acordo com especialistas o melhor momento para fazer a ioga do riso é nas horas da manhã.

Ioga do riso é uma atividade livre de poluição e ajuda na melhoria do bem-estar das pessoas. Se você rir de todo coração, seus músculos faciais ganham benefícios e haverá uma sensação de bem-estar, especialmente nos exercícios em grupo.

Cura doenças?

Os risos aliviam o estresse, mas não curam doenças. Contudo, quando você ri o nível de estresse diminui e reduz as chances de pessoas contraírem problemas de saúde.

“Em pessoas com pressão arterial, doenças cardíacas e diabetes, temos notado uma melhoria de 50 por cento na saúde das pessoas devido a exercícios de riso. Não estou dizendo que cura completamente as doenças, mas é uma medicação natural e saudável no caminho de curas”, diz Dr. Madan Kataria, fundador da ioga do riso.

As sessões de ioga ou meditação do riso são importantes para uma vida saudável, mas o tratamento médico ainda é indispensável.

Por que alguém deveria praticar ioga do riso?

  1. Para obter os benefícios cientificamente comprovados de riso é preciso rir mais tempo – pelo menos 15-20 minutos com descanso. Só então o corpo obtém benefícios fisiológicos e biológicos.

Na vida cotidiana que mal há em rir por alguns segundos? Laughter yoga (ioga do riso) ajuda na risada prolongada e natural ao longo do tempo porque é uma forma de exercício fácil e divertido.

  1. Rir com voz alta gera benefícios extras à saúde. Fazer isto em público ou nas reuniões de negócios não é indicado. Procure clubes da ioga do riso que fornecem um lugar seguro para risadas altas. Ou, faça na própria casa.
  2. Normalmente as pessoas sempre precisam de motivo para rir. Ioga do riso permite que você ria, mesmo quando não há nenhuma motivação.

Quais os principais benefícios?

  1. Pode mudar o humor em poucos minutos pela liberação de endorfinas. Isso faz você se sentir bem e alegre ao longo do dia.
  2. Laughter Yoga reduz o stress e fortalece o sistema imunológico, assim diminui as chances de você vai ficar doente ou ter condições crônicas de saúde.
  3. O cérebro precisa de 25% mais oxigênio para o funcionamento ideal. Exercícios de riso aumentam a oferta líquida de oxigênio ao corpo e cérebro, melhorando a eficiência e o desempenho cerebral. Você vai se sentir enérgico (a) e será capaz de trabalhar mais.
  4. Cria atitude positiva: Qualquer indivíduo pode rir quando os tempos são bons, mas é difícil às pessoas rirem incondicionalmente nas épocas difíceis. Yoga fornece a força na adversidade, um mecanismo de enfrentamento para ajudar as pessoas a manter uma atitude mental positiva, independentemente das circunstâncias.

É possível dar risada sem ter vontade de rir?

A maioria das pessoas acredita que é preciso ter um senso de humor para rir, mas a ioga do riso já provou o contrário.

Ninguém nasce com senso de humor, que consiste na capacidade do cérebro de perceber, relacionar e experimentar uma situação, e, julgar se é engraçado ou não antes de disparar risadas.

Senso de humor é um fenômeno mental e intelectual. Na prática depende da capacidade intelectual, do estado de espírito, nível de felicidade e satisfação com a vida.

As crianças riem sem qualquer capacidade mental ou cognitiva. A maioria de suas risadas é um resultado de diversão e alegria. Para desenvolver a capacidade de rir com alegria, os adultos devem remover as camadas de inibição, programação e bloqueios mentais criados por si, família e sociedade.

A capacidade universal do homem de rir tem mistificado biólogos evolucionários a longo tempo. Dois cientistas famosos por trabalharem no assunto são Pedro Marijuan e Jorge Navarro, espanhóis crentes no fato de que a capacidade de rir está ligada à evolução do cérebro humano.

A maioria dos biólogos evolutivos concorda que o cérebro humano começou a evoluir em velocidade rápida, quando a humanidade iniciou o convívio com grupos. Isto gerou mais complexidade social e necessidade de envolver um grupo maior de indivíduos ao mesmo tempo.

Não é difícil perceber como um indivíduo que encantava maior número de pessoas ao mesmo tempo tinha mais chance de sobrevivência.

Esta noção é apoiada pela hipótese do cérebro social – a crença de que o cérebro evoluiu não para resolver os problemas quotidianos como a forma de utilizar ferramentas de caça, mas a lidar com as demandas de um grupo maior.

Terapia do riso não é uma questão de brincadeira

Nas últimas duas décadas, a terapia do riso ganhou enorme popularidade mundial. Não é incomum ir ao parque de manhã e encontrar grandes grupos de pessoas gargalhando.

Yoga hasya, ou, ioga do riso, foi popularizada pelo Dr. Madan Kataria que escreveu sobre a prática em seu livro. Inicialmente, o Ocidente (os pobres anglo-saxões não têm o benefício da tradição de 3000 anos de medicina oriental) desaprovou a prática e exigiu “dados” para fazer backup de reivindicações do Dr. Kataria.

Com o tempo, vários estudos de pequena escala mostrou os benefícios de saúde enormes da terapia na ioga do riso.

Ioga do riso é iniciada com qualquer estímulo e contato com outras pessoas no grupo. Esta, por sua vez, leva ao riso real e contagioso que tem imensos benefícios à saúde.

Benefícios do riso para a saúde

O riso realmente tem benefícios para a saúde tangíveis que foram abordados no livro da psicóloga Stephanie Davies. Ela explica como as mulheres são atraídas por homens que fazem rir.

A ciência já comprovou por A + B que risadas têm um profundo efeito sobre o cérebro e corpo. Inunda a mente com “hormônios felizes” que torna as pessoas mais sociáveis e jovens.

Não se pode ignorar que também tem o benefício de aumentar a energia do organismo, melhorando a oferta de oxigênio para o cérebro e a eficiência ou desempenho no trabalho.

Um estudo da Universidade de Maryland Medical Center também descobriu que o riso pode realmente manter longe as doenças cardíacas.

Este estudo, o primeiro a indicar que riso previne doenças cardíacas, descobriu que participantes com problemas cardíacos registraram 40 por cento menos probabilidade de rirem numa variedade de situações em comparação com pessoas da mesma idade sem doença cardíaca.

“O velho ditado diz que rir é o melhor remédio, definitivamente isto parece ser verdade quando se trata de proteger o coração”, diz Michael Miller, diretor do Centro de Cardiologia Preventiva do Maryland Medical Center.

“Não sabemos ainda porque rir protege o coração, mas sabemos que o estresse mental está associado com a disfunção do endotélio, a barreira protetora que reveste os nossos vasos sanguíneos. Isto pode causar uma série de reações inflamatórias que conduzem acumulação de gordura e colesterol nas artérias coronárias, e, finalmente, ao ataque cardíaco”, complementa Michael Miller.

Então vá em frente, continue a rir porque a vida é muito curta para ser levada a sério. Procure academias que oferecem aulas particulares, aprenda com os vídeos da internet, siga um infoproduto, enfim, procure uma metodologia confiável para praticar ioga do riso.

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