Hiit o que é? Qual significado?

Você já ouviu falar no hiit? O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (hiit) é um método novo, que tem mostrado resultados eficazes na perda de peso.

Hiit o que é? Qual significado?

Hiit é conjunto de exercícios rápidos, de alto impacto, intervalados com momentos de descanso curtos ou moderados.

A prática hiit acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura em menos tempo – uma proposta irrecusável para aqueles que querem ver transformações a curto prazo.

Antigamente, só de imaginar fazer uma série de exercícios monótonos por longo tempo desmotivava qualquer um, mas agora o cenário é diferente.

Contudo, é preciso ter disposição e pique para suportar a alta carga de exercícios. O hiit realmente emagrece, não necessita de tantos aparatos e deixa o seu corpo “trabalhando” mesmo após o treino.

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Hiit cuidados

No entanto, é contraindicado para quem tem problemas cardíacos, e preferencialmente deve ser feito com o acompanhamento profissional, sem exagerar, principalmente caso não tenha ainda desenvolvido a resistência necessária.

A sobrecarga pode ocasionar náuseas, tonturas, desmaios, dores de cabeça, câimbras, lesão muscular e até uma insuficiência renal com o possível risco de falecimento das células musculares.

É importante alimentar-se bem, respirar corretamente e nos momentos adequados, e, beber muita água. Informe ao seu supervisor sobre qualquer incômodo.

O excesso de exercício de alto impacto pode causar efeito oposto, pois se toda a prática desportiva já libera grandes níveis de radicais livres, imagine o que acontece em um treino de alta intensidade?

A prática bem-feita do hiit vai aumentando a performance e reduzindo o ácido lático, fazendo com que gradualmente o corpo adquira os benefícios, não só físicos e estéticos, mas também de grande rendimento nas atividades cotidianas e profundo bem-estar. Portanto, as vantagens são reais, mas não convém abusar!

Como fazer exercício hiit?

De acordo com o American College of Sports Medicine o hiit (High Intensity Interval Training) é a melhor alternativa para quem quer emagrecer em pouco tempo.

As vantagens do hiit é aumentar o efeito Epoc, ou seja, excesso de consumo de oxigênio. O corpo demora horas para voltar ao normal, e durante esse período o metabolismo continua acelerado, o que faz com que mais calorias sejam gastas até nas próximas 48 horas.

A meta é aumentar a absorção de oxigênio (vo2) mais rápido que exercícios aeróbios de baixa intensidade.

HIIT pode ser feito em qualquer lugar com ou sem nenhum aparelho. A modalidade oferece muitas sugestões como correr, caminhar, nadar, pular corda, pedalar, no jump, esteira, etc.

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Como começar no hiit?

Para começar o ideal é fazer um aquecimento por 5 minutos e em seguida iniciar exercício com a máxima velocidade por até 3 minutos. Descansar 5 minutos e repetir a sequência por 15 minutos, e, a cada semana aumentar o tempo.

Por fim, fazer um alongamento para ajudar a relaxar os músculos. Não é recomendável praticar o hiit mais que 3 vezes por semana.

Antes de decidir praticar o hiit é essencial procurar um cardiologista e durante os treinos buscar o apoio de treinador físico. Sem excessos e tomando os devidos cuidados os resultados aparecerão em pouco tempo.

HIIT NO JUMP

O HIIT, Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, consiste em realizar uma série de exercícios de alto impacto, alternando com exercício de intensidade mais moderada, para equilibrar os batimentos cardíacos.

Os benefícios são muitos, pois estes exercícios auxiliam na perda de peso no pós-treino. O importante antes de iniciar é fazer uma avaliação médica para assim escolher o melhor resultado.

Entre as várias formas de praticar o hiit uma excelente alternativa é o Jump. A prática por si só já é uma grande aliada no objetivo do emagrecimento.

Hiit exige de seus adeptos pique e resistência, principalmente no início dos treinamentos. É aí que o Jump proporciona combinação perfeita para uma melhor performance, pois aumenta a aptidão cardiovascular, tornando melhor a circulação e reduzindo a falta de ar.

O Hiit no Jump potencializa a queima de gordura, gera ganho de músculo e também pode ser usado nos intervalos de treino leve, equilibrando o ritmo cardíaco e proporcionando relaxamento.

Além disso o Jump melhora a coordenação motora e possui menos risco de lesão muscular em razão do seu amortecimento.

Sem sombra de dúvida é o treinamento ideal para quem inicia no mundo hiit e não detém ainda o condicionamento físico apropriado. Tanto Jump como hiit aumentam o metabolismo e sendo praticados três vezes por semana já é possível sentir uma diferença significativa no peso e na forma.

O Jump também fortalece as articulações e todo o sistema ósseo, preparando o corpo para ter cada vez mais resultados melhores no hiit.

De quebra, os saltos ajudam a bombear o oxigênio ao cérebro na frequência ideal, liberando as endorfinas (hormônio da alegria), clareando a mente e melhorando o humor, tornando o indivíduo mais confiante e com a autoestima elevada.

O treino hiit só é contraindicado para grávidas, cardíacos e pessoas com labirintite. Mas caso não haja nenhum impedimento, comece hoje a transformar sua qualidade de vida com hiit no Jump.

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