Exercícios de recuperação ativa: benefícios e principais tipos

Os exercícios de recuperação ativa são importantes para continuar a emagrecer no período de descanso do treino pesado!

Exercícios de recuperação ativa: benefícios e principais tipos

Exercícios de recuperação ativa consistem em práticas desportivas que você deve fazer quando está em período de recuperação dos treinos mais pesados.

De fato, até os maiores atletas do mundo não podem se exercitar com força total todos dias. Contudo o ato de recuperar os músculos jamais precisa englobar descanso completo.

É possível colher benefícios do exercício diário: o segredo está por trás da escolha de doses certas.

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O que são exercícios de recuperação ativa?

Recuperação ativa pode ser definida como um treino mais fácil em comparação à rotina normal.

Em geral um treino de recuperação ativa é menos intenso e tem pouco volume. Uma pessoa preocupada com metas de composição corporal deve trabalhar na recuperação ativa, nem que seja com caminhada em um dia de folga.

Ao definir a recuperação ativa o contexto entra em jogo. Para um corredor de maratona, corrida no ritmo lento num dia de folga provavelmente terá pouco impacto sobre a capacidade de manter exercícios intensos nos dias de treinamentos programados.

Na verdade, em última análise, isto pode ajudar seus objetivos de fitness. O estresse prejudica o caminho do corpo em se adaptar ao treino pesado. Mas, exercícios de recuperação ativa diminuem as chances de a mente ficar estressada ao fazer outras atividades.

Os benefícios da recuperação ativa

Recuperação ativa, em oposição à recuperação passiva (o que significa descanso completo de exercício), pode ter várias vantagens distintas. Alguns acreditam que os exercícios de recuperação ativa ajudam via metabolismo.

Outros possuem a crença de que a recuperação ativa é idealizada, e afirmam que os exercícios menos intensos simplesmente não adicionam estresse de treinamento.

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Independentemente do mecanismo, muitas pessoas encontram benefícios ao incluir exercícios de recuperação ativa nos planos de fitness.

Para alguns perfis os benefícios psicológicos de recuperação ativa são aparentes. Curiosamente, muitos indivíduos se sentem melhor com exercícios diariamente. O constante movimento tem a capacidade de elevar o humor.

Um enorme ponto a considerar é que algumas pessoas acham mais fácil respeitar as dietas nos dias em que estão ativas. Neste sentido, o uso de exercícios de recuperação ativa auxilia por fazer você continuar a seguir uma rotina saudável.

Por último, é importante notar que o movimento diário oferece a oportunidade de queimar algumas calorias extras, portanto, potencialmente ajuda na perda de gordura.

Exercícios de recuperação ativa

Existem alguns exercícios de recuperação ativa altamente convenientes que combinam bem com a maioria dos programas de aptidão física:

SMR: O objetivo é usar implementos, tais como rolos de espuma, bolas terapêuticas e outros itens especiais, em um esforço para massagear os músculos.

Atividades do gênero podem melhorar a amplitude de movimento e diminuir os esforços nos músculos. Espuma de rolamento permite que milhares de atletas treinem em níveis elevados para perder gordura e evitar a rigidez típica dos treinamentos pesados.

Em seu dia de folga, tente passar sobre todos os principais grupos musculares com um rolo de espuma. Trabalhe 30 segundos em cada, evitando juntas e áreas ósseas.

Caminhar: Um dos mais populares exercícios de recuperação ativa. Não apenas pode queimar calorias, mas também aumenta os sentimentos de bem-estar.

A quantidade de caminhada que você faz nos dias de folga deve ser baseada em seu atual nível de condicionamento físico, e, no cronograma de treinamento. Ao caminhar você queima calorias significativas.

Natação: Particularmente este treinamento acarreta baixa tensão devido à ausência de gravidade.

Você pode ter um ótimo treino de natação envolvendo o sistema muscular e cardiovascular, sem pressão adicional sobre as articulações. Mas, leve em consideração o seu atual nível de condicionamento físico.

Yoga: Treino de mobilidade pode ser uma forma de recuperação ativa praticável todos os dias.

Tipicamente, cada articulação do corpo é beneficiada através de intervalo seguro de movimento. Yoga representa um exemplo de obras de mobilidade que algumas pessoas usam como exercícios de recuperação ativa.

Ciclismo: Como as outras formas de exercício aeróbico, pode ser ótimo treino de recuperação ativa, desde que você combine a prática com a intensidade de seus níveis de aptidão atual.

Exercícios de recuperação ativa requer inteligência

Um dos maiores problemas relacionados à recuperação ativa é que as pessoas assumem mais exercícios que podem sustentar no sentido de emagrecer a qualquer custo.

Coloque uma ideia em mente: exercícios de recuperação ativa servem para relaxar ao ponto de que os treinos mais pesados e impactantes são úteis a queimar intensas calorias.

É impossível emagrecer com saúde ao se matar de praticar exercícios na academia todos os dias. Porém, apenas vida sedentária fatalmente resulta na obesidade. Neste sentido, o melhor caminho a seguir é encontrar um equilíbrio, incluindo inclusive exercícios de recuperação ativa na rotina do treino.

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