Emagrecimento: gorduras x carboidratos, o que é pior?

O que é pior ao emagrecimento saudável? Gordura engorda mais que carboidratos? Especialistas criticam as dietas de baixas calorias.

Emagrecimento: gorduras x carboidratos, o que é pior?

Especialistas no mundo do emagrecimento ficaram boquiabertos quando um relatório foi publicado no National Obesity Forum (Inglaterra) indicando que dietas com baixo teor de gordura são prejudiciais à saúde ou ao emagrecimento porque estimulam consumo de carboidratos refinados e Junk Food.

Emagrecimento
Emagrecimento

Saúde e emagrecimento: gorduras x carboidratos!

Quem quer emagrecimento saudável deve esquecer os costumes alimentares que restringem as gorduras benéficas ao organismo, presentes em carnes leves, abacate, entre outros alimentos saudáveis vistos de forma enganosa como prejudiciais a quem deseja perder peso rápido.

“O guia atual de saúde pública na Inglaterra é mais uma bomba ao relógio metabólico do que um padrão alimentar propício à boa saúde”, indica o Dr Malhotra, defensor da ideia de que interesses comerciais comandantes das propagandas da boa forma relacionada ao corte de gordura se sobressaem sobre o verdadeiro interesse público da vida saudável.

“Temos de mudar a mensagem ao público para reverter o quadro de obesidade e diabetes tipo 2. Consumir gordura na dieta alimentar favorece ao emagrecimento. Não tenha medo, a gordura é sua amiga”, acrescenta o relatório.

Lanches ricos em carboidratos entre as refeições são principais causas da obesidade mundial. O estudo também defende que adição de açúcar deve ser evitado por não ter valor nutritivo.

Este relatório ainda indica: “a obesidade é um distúrbio hormonal que leva à compartimentalização de energia anormal, que não pode ser eliminada apenas aumentando exercício”.

Respondendo ao documento do NOF, o professor Iain Broom, da Robert Gordon University, disse: “A continuação de uma política alimentar rica em carboidratos, baixo teor de gordura e ingestão de baixas calorias como uma alimentação saudável é falha à saúde”.

Emagrecimento: carboidratos x gordura – o outro lado da moeda 

No entanto, cientistas de diversas áreas criticam o relatório e questionam os resultados. Dr. Mike Knapton diz que este estudo é “cheio de ideias e opiniões respeitáveis”, mas não deve ser considerado como uma revisão abrangente.

Knapton indica que consumir mais gordura é um costume capaz de originar consequências adversas para a saúde! Conheça os motivos para deixar de comer carne!

Não se sabe o que é pior ao emagrecimento: Exagero na gordura ou nos carboidratos. Porém, existe uma certeza, ou seja, favorecer à dieta equilibrada e nutritiva, com um pouco de cada alimento saudável, no longo prazo, gera benefícios incríveis ao emagrecimento.

Fonte: Telegraph.co.uk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *