Dieta para quem tem resistência à insulina

Como deve ser uma dieta para quem tem resistência à insulina? Cuidados alimentares indispensáveis a não engordar.

Dieta para quem tem resistência à insulina

Dieta para quem tem resistência à insulina requer alto índice de proteína e o mínimo possível em carboidratos refinados ou alimentos processados.

A ironia da resistência à insulina é que o baixo teor de gordura padrão (como, por exemplo, uma dieta de elevado nível nos hidratos de carbono preenchida com cereais integrais e frutas) ajuda a conter o peso teoricamente, mas às vezes também exacerba a insulina no organismo.

Dieta para quem tem resistência à insulina deve ter nozes.
Dieta para quem tem resistência à insulina deve ter nozes.

Contudo, uma coisa é certa, os carboidratos processados resultam na grande liberação de insulina, e, como se sabe de modo científico, quanto mais insulina em circulação no organismo, menos provável de ocorrer queima da gordura corporal.

Então, como deve ser a dieta para quem tem resistência à insulina?

Você não precisa eliminar todos os carboidratos, mas sim combinar pequenas quantidades de hidratos de carbono com alimentos ricos em proteínas, tais como ovos, peixe, laticínios ou nozes em cada refeição e lanche na dieta para quem tem resistência à insulina.

Tal combinação alimentar assegura que o corpo tenha pequenas quantias de hidratos de carbono, capazes de regular a libertação de insulina, enquanto que as proteínas auxiliam no intuito de manter o organismo completo e a fornecer nutrientes essenciais, incluindo gorduras boas, cálcio e ferro.

Em última análise, a resistência à insulina é uma condição médica que exige diagnósticos e controle por parte dos médicos especialistas.

Se você acha que tem este problema procure um endocrinologista para realizar testes.

Ao longo prazo a melhor dieta para quem possui resistência à insulina está no plano de calorias controladas com níveis moderados de carboidratos e proteínas.

Abaixo conheça algumas dicas de como deve ser a dieta para quem tem resistência à insulina:

  • Café da manhã: cereal e leite;
  • Chá da manhã: fruta, queijo ou biscoito;
  • Almoço: sanduíche de presunto ou atum no pão estaladiço;
  • Chá da tarde: barra de cereal com o mínimo de calorias;
  • Jantar: massa de atum ou bife de atum com salada;
  • Sobremesa: iogurte, frutas ou 20g do chocolate meio amargo.

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A saudável dieta para quem tem resistência à insulina jamais é restritiva. Saiba mais do assunto.

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