Dicionário fitness parte II: 16 termos revelados

Dicionário fitness parte II: 16 termos revelados

Conheça a segunda parte do dicionário fitness e aprenda os principais jargões comentados nas academias e nos textos sobre emagrecimento.

Se você gostou de ler o dicionário fitness parte I com certeza vai amar ler a segunda parte, que tem ainda mais palavras confusas na área. Lembre-se: conhecimento é indispensável a qualquer pessoa obter melhor desempenho nos exercícios para perder barriga.

1 # Aquecimento dinâmico: dicionário fitness

Isto é o que você deve fazer antes do exercício para aumentar sua frequência cardíaca e temperatura corporal em preparação para o treino.

Durante este tipo de aquecimento você se move através de trechos e exercícios leves sem parar (ao contrário de um trecho passivo, ao qual a pessoa fica no lugar, conforme ocorre em arrefecimento).

Isso ajuda a aumentar a mobilidade e a amplitude de movimento para que você possa se aprofundar em exercícios. Aquecimento dinâmico é o primeiro termo explicado no dicionário fitness parte II.

2 # HIIT: Treino Intervalado de Alta Intensidade

Sim eu quero 1 ano de resultados em 8 semanas

Conforme os principais tipos de dicionário fitness, HIIT significa treino intervalado de alta intensidade. Refere-se às explosões rápidas e intensas de exercícios, seguidas de curtos períodos de recuperação.

Este tipo de treinamento gera e mantém qualidade no ritmo cardíaco, enquanto também (tipicamente) diminui a quantidade total de tempo que você gasta no fitness.

Este treino é ótimo para a queima de gordura porque os intervalos intensos ajudam a dar início ao processo conhecido como excesso de consumo de oxigênio pós-exercício (AKA, o efeito pós-cheio), que auxilia você a queimar mais calorias, mesmo após parar de trabalhar com o corpo.

3 # Intervalo

Um intervalo é simplesmente o período de repouso durante as atividades fitness. Embora isso muitas vezes se refira aos exercícios HIIT, você pode implementar intervalos em praticamente qualquer treino.

Isso pode ser 30 segundos de trabalho e 15 segundos de descanso, ou, 15 minutos de trabalho e 2 minutos de descanso – depende do que você faz e quais são seus objetivos.

4 # Rolamento de Espuma

Rolar espuma é uma forma de massagem (ou liberação de ponto de gatilho) que você pode fazer para afrouxar os músculos apertados e melhorar a mobilidade.

Usar um rolo de espuma ajuda a suavizar os músculos antes ou depois dos treinos fitness. Especialistas indicam que isso é crucial para realizar exercícios de forma correta, se certificando de que as fibras musculares estão trabalhando.

Enquanto você pode parar, soltar e rolar a espuma a qualquer momento, muitas vezes é recomendado passar alguns minutos com o rolo de espuma antes do treino.

5 # Movimentos funcionais

Isso geralmente se refere a exercícios que ajudam você a se mover e sentir melhor na vida diária.

Estes exercícios frequentemente imitam as maneiras de se mover fora do ginásio – por exemplo, você usa muitos dos mesmos grupos musculares para executar um agachamento como se agachasse e amarrasse seu sapato.

6 # Zonas de frequência cardíaca

A frequência cardíaca se refere às batidas cardíacas por minuto (BPM) no coração. Quando se trata de malhação é importante conhecer a frequência cardíaca no sentido de saber se você trabalha na intensidade certa.

Você tem sua frequência cardíaca de repouso, que é o quão rápido seu coração está batendo quando o corpo não faz nada (a melhor maneira de medir isso é via medição de pulso pela manhã).

Em termos gerais, isso fica mais baixo à medida que você permanece apta (o) em fitness avançados porque seu coração não precisa trabalhar tão duro para bombear sangue (embora tem gente com ritmo cardíaco naturalmente baixo no repouso).

De acordo com a American Heart Association, a média é de 60-100% BPM. Em treinos Hiit a zona de frequência cardíaca pode ultrapassar a casa de 90% BPM.

Para cardio de baixa intensidade você atinge de 60% a 70% BPM da frequência cardíaca máxima. Ao cardio de intensidade moderada a meta é de 70% a 85% BPM.

7 # Isometria

Continuando as informações no dicionário fitness, nos exercícios isométricos você mantém uma posição sob tensão e apenas fica nessa posição por um determinado período de tempo.

Pense nos treinos na parede e nas tábuas, ótimas maneiras de construir estabilidade e força. Manter uma posição desconfortável às vezes pode ajudar a construir a força mental e resistência fitness.

8 # Pliométricos

Não é uma ciência exata, mas quando você ouve o termo “pliométrico” é possível pensar em saltar e na constante falta de ar.

Exemplos incluem saltos de agachamento, saltos largos e burpees. Um dos principais propósitos desses exercícios explosivos é aumentar o poder de resistência na prática de outros treinos fitness.

Ter mais poder significa que você pode recrutar fibra muscular mais rápido e eficiente, o que vale a pena quando se move objetos pesados ou trabalha em exercícios de corrida no ginásio.

Além disso, uma vez que esta forma de fitness exige movimentos que intensificam o ritmo cardíaco, pliométricos são queimadores de calorias.

9 # Rep.

Não se trata do gênero musical rap, que tem por particularidade revelar as realidades da periferia das grandes metrópoles.

Rep no mundo fitness significa o diminutivo de repetições. Ou seja, quando você vê o valor de 12 rep., ou, 12x, quer dizer ser necessário repetir a prática fitness pelo menos 1 dúzia de vezes.

10 # Resistência fitness

Resistência significa quanto peso seus músculos aguentam ao completar um movimento. Atenção, jamais exceda seus limites, evite lesões e overtraining, que podem te deixar na cama por longos dias longe da malhação.

11 # RPE

Isto significa taxa de esforço percebido e se refere à intensidade. É um ponto de referência que os formadores costumam usar para comunicar o quão duro você deve trabalhar.

Na escala RPE, 1 significa um esforço baixo, enquanto 10 simboliza que você trabalha mais do que poderia possivelmente.

12 # Conjuntos

Se refere a quantas vezes você pode repetir determinado número de repetições. Por exemplo, um conjunto pode ser 12 repetições de push-ups, e, 3 conjuntos significa que você vai fazer isso três vezes.

13 # Cardio estacionário

Cardio estável refere-se ao exercício onde você pretende manter um ritmo definido em uma intensidade moderada, num longo prazo ou no passeio de bicicleta.

Este tipo de treinamento de resistência é especialmente benéfico se você está treinando para uma corrida ou um evento esportivo.

14 # Treinamento de força

Treinamento de força significa usar resistência para trabalhar seus músculos. Pode ser com o seu peso corporal, halteres, sacos de areia, etc.

O objetivo deste tipo de treino é aumentar a massa muscular. Obter mais força ajuda a melhorar o desempenho diário (de esportes para a vida regular), prevenir lesões e aumentar o metabolismo.

15 # Super Set reverso

Super set significa emparelhar dois exercícios e fazê-los de volta para trás.

Existem algumas maneiras de fazer isso: Você pode economizar tempo trabalhando dois grupos musculares diferentes (como braços e pernas) para não precisar descansar entre os exercícios, porque um grupo muscular está se recuperando enquanto o outro permanece funcionando.

Ou, você pode fazer dois exercícios que trabalham a mesma área para fadigar completamente um grupo do músculo.

Outra opção é emparelhar movimentos “push-ups” e “pull” – por exemplo, um push-up e um pull-up sequencialmente.

Super sets é útil se você estiver com pouco tempo e ainda querer se concentrar na construção de força.

16 # Tabata

Tabata é um protocolo de treinamento intervalado de alta intensidade popular. Significa 20 segundos de esforço total seguido de 10 segundos de repouso, repetindo 8 vezes durante 4 minutos no total, em média. É conhecido por sua insana queima de gordura.

Tabata se diferencia do treino Hiit por ter uma proporção de 2:1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *