Deixar de comer carne faz bem à saúde?

Especialista britânica tenta desmistificar o mito de que deixar de comer carne faz bem à saúde e trava uma luta contra o veganismo modinha.

Deixar de comer carne faz bem à saúde?

Deixar de comer carne faz bem à saúde, esta é uma afirmação comum na vida dos adeptos ao vegetarianismo e suas vertentes. Mas, a onda de veganismo inspirada por Instagram e Gwyneth Paltrow prejudica as pessoas que “não sabem o que fazem”, conforme disse uma das principais nutricionistas do mundo, Catherine Collins.

A doutora Catherine Collins é presidente da Associação Britânica de Nutricionistas. Ela lamenta o aumento nos números de pessoas crentes no mito de que deixar de comer carne faz bem à saúde.

Deixar de comer carne faz bem à saúde?
Deixar de comer carne faz bem à saúde?

Existem pessoas que eliminam a carne da dieta por questões religiosas, éticas ou científicas. Mas, o crescimento nos adeptos da ideia de que deixar de comer carne faz bem à saúde, assim como laticínios, se baseia nas tendências da moda, acredita Collins.

Os comentários de Collins foram feitos após surgir uma nova pesquisa que estima mais de 500 mil veganos na Inglaterra, Escócia e no País de Gales, um aumento de 350% em 10 anos capaz de deixar o mercado de carne bovina receoso por causa do consumo futuro.

A estimativa mostra que 1.6 milhões de britânicos são vegetarianos convictos. Vegan Society elogia com entusiasmo os novos números como prova do aumento da onda de preocupação ambiental e ética.

Deixar de comer carne faz bem à saúde? E as proteínas?

Veganos correm o risco de consumir pouca proteína na dieta, bem como outros nutrientes essenciais e vitaminas (B12 e cálcio), que não absorvem de forma tão eficiente a partir das plantas como nos produtos lácteos.

Collins acrescentou que algumas mulheres grávidas adeptas às dietas veganas arriscam a saúde de seus bebês.

Em contrapartida, “quando as pessoas enxergam o veganismo por meio da religião sabem como praticar a dieta corretamente”, afirmou a nutricionista britânica.

Veganos experientes conhecem como compensar a carência no consumo de carne e produtos lácteos, mas isso não é frequente no caso das pessoas veganas hoje com base nas modas online, defende Collins.

Por outro lado, CEO da Sociedade Vegana, Jasmijn de Boo comemora: “Veganismo é a melhor coisa que qualquer indivíduo faz aos animais, à Terra e ao próprio organismo”, ressaltando a dúvida – deixar de comer carne faz bem à saúde?

Fonte: Telegraph.co.uk

3 Pings & Trackbacks

  1. Pingback:

  2. Pingback:

  3. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *