Como perder peso com saúde? Resposta: dieta mediterrânica

Como perder peso com saúde? O que fazer para emagrecer naturalmente? Estudo indica a resposta: dieta mediterrânica e atividades físicas regulares.

Como perder peso com saúde? Resposta: dieta mediterrânica

Como perder peso com saúde? A busca da boa forma é contínua na mente de grande parte dos seres humanos, o que move bilhões de dólares em pesquisas apenas para descobrir como conquistar emagrecimento naturalmente.

Se você busca dicas de como perder peso com saúde, então mantenha uma regra em mente: O ato de emagrecer precisa acontecer aos poucos, de modo natural, sem cirurgias, remédios ou dietas malucas, do contrário existem riscos significativos à saúde.

Como perder peso com saúde sem morrer de fome?

Conforme o site Huffingtonpost.co.uk, um estudo realizado por cientistas espanhóis descobriu que pessoas adeptas à dieta mediterrânica rica em azeite de oliva, sem restrições de calorias, perderam mais peso do que públicos com cortes drásticos nas gorduras da dieta alimentar.

Os pesquisadores catalães seguem a crescente de evidências sobre o fato dos alimentos com “baixo teor de gordura” não serem as melhores escolhas para perder peso saudável, defendendo a dieta mediterrânica como mais eficaz nos guias de como perder peso com saúde.

Durante o estudo, 7 mil participantes foram divididos em 3 grupos:

  1. Primeiro grupo foi atribuído à dieta mediterrânea irrestrita rica em azeite de oliva;
  2. Segundo grupo ficou preso à dieta semelhante, mas com foco em nozes (entre outras frutas de casca dura) e baixa gordura;
  3. Terceiro grupo esteve orientado a evitar todos os tipos de gordura.

No início do estudo, 90% dos participantes eram obesos ou com excesso de peso. Todos tinham diabetes do Tipo 2 ou foram considerados no quadro de alto risco para doença cardíaca.

Após 5 anos, os três grupos perderam determinada quantidade de peso, mas as pessoas na dieta mediterrânica rica em azeite de oliva foram líderes na perda da gordura – uma média de 0,88 kg.

Na dieta de baixa gordura a média de perda foi 0,60 kg, enquanto seguidores da dieta rica em gordura eliminaram 0,40 kg, aproximadamente.

Corte de gordura e cintura!

A circunferência da cintura aumentou em 1.2 centímetros no grupo de baixo teor de gordura em comparação com 0.85 centímetros referentes ao azeite de oliva, e, 0.37 centímetros nos participantes consumidores de nozes.

Dr. Ramon Estruch, da Universidade de Barcelona, na Espanha, relatou: “Mais de 40 anos de política nutricional têm defendido uma dieta de baixa gordura, mas estamos vendo pouco impacto positivo sobre a saúde humana”.

“Nosso estudo mostra que uma dieta mediterrânica rica em gorduras vegetais, como azeite e nozes, teve pouco efeito sobre o peso corporal ou a circunferência da cintura em comparação às pessoas numa dieta de baixa gordura”, complementa Estruch.

“A dieta mediterrânica traz conhecidos benefícios à saúde e inclui gorduras saudáveis, como óleos vegetais, peixes e nozes. Contudo, nossos resultados certamente não indicam que dietas sem restrições com altos níveis de gorduras sejam benéficas, tais como manteiga, carne processada, bebidas açucaradas, sobremesa ou Fast Foods“, indica Estruch.

Advertências e avisos sobre escolhas mais saudáveis e com maior teor de gordura boa jamais devem ser descartados, tais como: nozes, óleos vegetais ricos em fenólicos, iogurte, entre outras opções alimentares.

O estudo da Espanha defende que dietas limitadoras de gorduras benéficas não representam os caminhos ideais de como perder peso com saúde.

Os pesquisadores espanhóis convergem pensamentos ao indicarem a necessidade de abandonar o mito de que menos gordura, ou, mais produtos de baixas calorias, geram menores ganho de peso.

Como perder peso com saúde: dicas alimentares

A evidência científica moderna suporta a ênfase em comer mais calorias provenientes de: frutas, nozes, legumes, feijão, peixe, iogurte, óleos vegetais ricos em fenólicos e grãos integrais, e, menos alimentos processados ricos em amido, açúcar, sal ou gordura trans.

Contudo, ao considerar o estudo espanhol, é impossível tirar qualquer conclusão sobre o impacto das dietas de baixa gordura no peso corporal, uma vez que cada grupo consumiu mais que a média no Reino Unido (35% de gordura), muito além do recomendado na Organização Mundial da Saúde (30% de gordura).

As dietas ricas em frutas e legumes, que contêm um pouco de carne, peixe e gorduras insaturadas, como azeite de oliva, às vezes descritas na forma de dieta mediterrânea, tendem a ser mais associadas aos benefícios para a saúde – particularmente do coração.

Como perder peso com saúde sem ter tempo para exercícios físicos?

Com o tempo corrido das épocas modernas, a cada dica fica mais difícil encontrar um espaço na agenda para frequentar academia todos os dias e praticar horas de musculação ou aeróbica.

Quem não tem tempo disponível, ou, possui alguma restrição em malhar na academia, pode realizar o programa de treinamento Desafio VIP 60, no qual a treinadora Chris Senna ensina a como perder peso com saúde sem sair de casa.

ACEITO O DESAFIO VIP 60

Desafio Vip 60

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *