Comida Japonesa? Vá com calma…

Nos últimos anos incluímos a comida japonesa no nosso cardápio, uma culinária com muitos alimentos saudáveis que requer a máxima atenção.

Comida Japonesa? Vá com calma…

Comida japonesa é saudável. Mas, devemos ficar atentos, pois apenas o fato desta culinária ser considerada uma das mais benéficas do mundo não quer dizer que você deve sair comendo tudo, indiscriminadamente.

Comida Japonesa? Vá com calma…
Comida Japonesa? Vá com calma…

O vilão da comida japonesa: a fritura

É muito comum para os iniciantes a rejeição aos alimentos crus, como sushi e sashimi, e, o encantamento com pratos fritos: hot roll e guioza.

Ocorre que não é pelo fato do hot roll fazer parte da culinária japonesa que pode ser consumido sem cautela. Importante lembrar que é um prato frito tal qual uma coxinha de galinha ou o acarajé.

Fique esperto com o arroz

Já o arroz, utilizado no preparo do sushi, passa desapercebido por muitos, mas é uma fonte excessiva de carboidratos, especialmente por levar açúcar no preparo para que fique mais maleável na montagem do prato.

Cuidado com o excesso de carboidrato!

O tipo mais saudável

Prato mais saudável da cozinha japonesa é o sashimi, que nada mais representa do que o corte do peixe fresco crú – uma enorme fonte de proteína e ácidos graxos.

Ótima fonte de proteína!

Agora que aprendemos quais são os alimentos mais saudáveis da cozinha japonesa podemos melhor partilhar o espaço que temos no prato. Todavia, não quer dizer que não vamos mais comer um hot roll, mas sim que estaremos evoluindo a consciência de que não podemos abusar das frituras em geral.

No tocante aos molhos, esses devem ser utilizados com parcimônia, pois o shoyo contém muito sódio (vilão da pressão arterial), assim como o teriaki, este último feito à base de shoyo e açúcar!

Um Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *