Cirurgia bariátrica: É segura? Vale a pena para perder peso?

Vale a pena fazer cirurgia bariátrica para perder peso? Os métodos são seguros? Conheça informações importantes sobre o assunto.

Cirurgia bariátrica: É segura? Vale a pena para perder peso?

Cirurgia bariátrica é uma operação no estômago e intestino para tratar a obesidade. Pode ser opção às pessoas que ainda não estão obesas, mas sofrem com as tentativas de perder peso através de outros métodos, como dieta e exercícios.

Em termos práticos os médicos indicam a cirurgia bariátrica apenas para pessoas que sofrem de obesidade, após um diagnóstico clínico. Quem realiza este serviço somente para retirar pequenas gorduras localizadas aumenta os fatores de risco durante o processo cirúrgico.

Cirurgia bariátrica para emagrecer requer mudanças na rotina.
Cirurgia bariátrica para emagrecer requer mudanças na rotina.

A pessoa com IMC de 40 ou superior está dentro dos perfis no quadro de obesidade, que podem sofrer por problemas de saúde, como diabetes tipo 2 ou ataques cardíacos, e, se beneficiam da cirurgia bariátrica.

Convém dizer que apenas a cirurgia bariátrica não é o bastante para manter a magreza. Também é preciso fazer mudanças no estilo de vida, incluindo seguir uma dieta saudável e prática regular de exercício físico.

Um estudo de 2009 analisou os resultados de 11 mil pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, e, descobriu que os pacientes perderam cerca de 56 por cento do excesso de peso corporal, ou, 38 kg, mas mantiveram a nova forma por apenas 2 anos.

Cientistas revisaram 89 estudos sobre a perda de peso após a cirurgia bariátrica, e, descobriram que os pacientes com IMC de 40 ou superior foram os mais beneficiados com cirurgia, perdendo entre 20 kg e 30 kg, em média.

Cirurgia bariátrica: Efeitos colaterais

  • Cirurgia altera a capacidade do intestino em absorver nutrientes. Você pode precisar tomar vitaminas e minerais para evitar a desnutrição;
  • É impossível consumir grandes porções;
  • Depois da cirurgia é preciso comer alimentos líquidos ou purê por várias semanas.

Medicamentos para emagrecer

Além da cirurgia bariátrica, outros métodos alternativos para emagrecimento são os remédios. Em qualquer caso, ficar magro não deve ser um método de longo prazo, porque as pessoas podem recuperar o peso quando param de se medicar.

Os medicamentos são úteis ao público incapaz de perder peso com dieta e exercício, mas é necessário considerar a interrupção se você não perder pelo menos 5 por cento do peso corporal dentro de 12 semanas.

Convém dizer que cirurgia bariátrica e medicamentos para emagrecer são métodos que apenas devem ser usados com autorização médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *