Causas da queda de cabelo feminino: 12 principais razões

Quais principais causas da queda de cabelo feminino? Vejas as 12 razões e comece a se prevenir com maior qualidade.

Causas da queda de cabelo feminino: 12 principais razões

As causas da queda de cabelo feminino são buscas constantes das mulheres, independente da idade, principalmente quando a escova de repente fica com centenas de novos fios.

A maioria das pessoas adultas perde de 50 a 100 cabelos por dia. Mas, quando existe um maior valor de fios preso nas escovas ou nos ralos do chuveiro vale a pena investigar para conhecer as causas e tomar medidas preventivas.

Das deficiências nutricionais aos desequilíbrios hormonais, a seguir leia sobre 12 causas da queda de cabelo.

1 # Deficiência de ferro

Uma deficiência de ferro não apenas causa fadiga e tonturas – fatores que também estão intimamente ligados à perda de cabelo de acordo com uma revisão de 40 anos de pesquisa.

Quando a deficiência de ferro avança à anemia faz o corpo ficar em modo de sobrevivência, canalizando oxigênio para suportar funções vitais ao invés de manter as madeixas na cabeça!

Mulheres que sofrem perda de cabelo devido à deficiência de ferro devem incluir alimentos com este composto químico na dieta alimentar.

2 # Falta de vitaminas e minerais

Outra das causas da queda de cabelo feminino está na carência de vitaminas e minerais. Os baixos níveis de vitamina C levam aos cabelos secos e sem brilho, enquanto o envelhecimento prematuro sugere que você pode ter níveis inferiores aos adequados de vitamina B12 e ácido fólico.

Mas, qualquer deficiência de vitamina causa queda de cabelo. Vitaminas A, B, C, D, e, E – todas são importantes para ajudar a manter madeixas em boa forma, assim como minerais: selênio, cobre, zinco e magnésio.

Comer uma dieta bem-equilibrada satisfaz as necessidades nutricionais. Suplementos de alta qualidade também são usados se você sente que precisa de um impulso de ferro.

3 # Causas da queda de cabelo e carência das gorduras boas

Enquanto muitas pessoas evitam alimentos gordurosos, fontes de ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados são vitais para cabelo saudável, pele brilhante, vitalidade geral e longevidade.

Couro cabeludo seco ou escamoso sinaliza uma falta destas boas gorduras alimentares – que trabalham para bloquear a umidade para as células da pele e do cabelo se manterem macias ou jovens.

Gorduras alimentares também ajudam seu corpo a absorver as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, e, K) que são importantes para a saúde do cabelo.

Para garantir um cabelo brilhante é importante acrescentar as gorduras essenciais diária na dieta alimentar: peixes oleosos, abacate, óleo de oliva, nozes e sementes.

4 # Falta de proteínas e causas da queda de cabelo

O cabelo é constituído por uma proteína chamada queratina, estimulante do crescimento capilar. Procure comer proteína em cada refeição. Boas fontes incluem feijões, lentilhas, peixe, carnes, ovos de galinha caipira, nozes e sementes.

5 # Desidratação

Uma vez que o nosso corpo está constituído por água em torno de 60 a 65%, não é de surpreender ao saber que a desidratação prejudica a saúde ao ponto de fazer cair cabelo.

Cabelo muito fraco e danificado ou queda excessiva são sinais para incorporar mais água no regime diário.

Enquanto chás de ervas e água de coco são escolhas alimentares que contêm água, limite a quantidade de álcool e cafeína, outros dos alimentos com bastante H2O.

Exatamente quanta água você precisa tomar ao dia? Pelo menos 8 copos, ou, 2 litros.

6 # Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

Síndrome do ovário policístico (SOP) afeta 1 em cada 20 mulheres na idade fértil.

As mulheres com SOP têm um desequilíbrio hormonal que leva às questões como cistos ovarianos, acne, ganho de peso, períodos menstruais irregulares, queda de cabelo e aumento nos pelos do rosto ou no corpo.

7 # Problemas de tireoide

Uma disfunção da tiroide, também conhecida como hipotireoidismo, consiste numa condição onde a glândula tireoide não produz hormônios suficientes, fazendo com que o metabolismo fique lento. Hipotireoidismo leva ao ganho de peso repentino, à fadiga e sensação de frio.

Esta condição também afeta o cabelo, fazendo com que se torne extremamente frágil ou a caia rapidamente.

Madeixas finas e secas são causas da queda de cabelo feminino que se relacionam ao trabalho irregular por parte da tireoide. Um simples exame de sangue determina se você sofre ou não de hipotireoidismo.

8 # Gravidez ou menopausa são causas de queda de cabelo feminino

Se você notar mudanças em seu cabelo que não podem ser explicadas por outras causas considere estar grávida ou dentro do quadro da menopausa – uma das mais comuns causas da queda de cabelo feminino.

A gravidez traz grande quantidade de mudanças hormonais ao corpo de uma mulher. Altos níveis de estrogênio causam maior crescimento de pelos – levando ao cabelo mais grosso, embora também possam aumentar ou diminuir a perda de fios velhos e desgastados.

Por outro lado, menopausa quase sempre afeta o cabelo com estrogênio e faz os fios caírem, enquanto aumenta os níveis de hormônios masculinos.

Esta variação nos hormônios leva à queda dos fios de cabelo – dando uma aparência geral de perda de madeixas.

9 # Estresse

Mitos dizem que estresse faz o cabelo ficar grisalho prematuramente ou cair por completo!

Enquanto a maioria dos cientistas liga o envelhecimento dos fios precoce à genética, alguns pesquisadores acreditam que hormônios produzidos sob estresse bloqueiam o sinal que diz ao folículo para absorver melanina – levando aos fios a ficarem cinzas.

Em certos casos, o estresse gera queda de cabelo. Alterações médicas ou de estilo de vida ajudam a prevenir os sintomas relacionados às causas da queda de cabelo feminino. Isso inclui uma rigorosa dieta de baixa caloria e alterações nos padrões de sono.

10 # Desordens autoimunes

Manchas escamosas ao longo da linha do cabelo e no couro cabeludo indicam a psoríase – uma condição autoimune comum que ocorre quando o volume de crescimento das células da pele fica acelerado. Às vezes é confundida com caspa, apesar de um shampoo especial certamente não curar esta condição.

Psoríase muitas vezes ocorre juntamente com outras doenças autoimunes: doença de Crohn, esclerose múltipla, lúpus e artrite reumatoide.

11 # Sono de má qualidade

A grande parte dos especialistas especializados nas causas da queda do cabelo indica que o sono é vital para reparar e regenerar suas células – incluindo células ciliadas.

Baixa qualidade no sono agrava muitas das condições que levam à queda de cabelo. Por exemplo, a função imunológica, as taxas hormonais e os níveis de estresse são todos fatores relacionados à baixa qualidade do sono.

Além do mais, as pessoas privadas de sono têm mais fome e anseiam alimentos como carboidratos, doces e salgados – que possuem falta de vitaminas e minerais essenciais para o cabelo saudável.

12 # A idade avança

Embora haja séries de razões para a mudança na textura ou cor de seu cabelo, por vezes pode indicar apenas um fator: você está envelhecendo!

Normalmente, as pessoas brancas começam a ter cabelos brancos aos 30 e poucos anos. Este processo se inicia nos afro-americanos por volta dos 40 anos.

No momento em que completam 50 anos, 50% de todas as pessoas no mundo têm uma quantidade significativa de cabelos grisalhos.

Conforme a idade avança a madeixa também perde um pouco de elasticidade e se torna frágil. Além da perda de cor dos fios, a idade também é uma das causas da queda de cabelo feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *