10 benefícios do alho para a saúde

Não perca os 10 benefícios do alho para a saúde. Além de ajudar no emagrecimento também protege o sistema imunológico de uma maneira qualitativa.

10 benefícios do alho para a saúde

Quais os benefícios do alho para a saúde? O alho é um dos ingredientes mais comuns em pratos brasileiros, pois além de combinar com uma variedade de alimentos também tem imensas propriedades medicinais.

Utilizado desde tempos imemoriais para tratar várias doenças, é um ingrediente na cozinha que tem amplo número de utilizações culinárias. Aqui estão os 10 melhores benefícios do alho para a saúde.

1 # Benefícios do alho: Alicina

Alho tem uma variedade de compostos contendo enxofre potentes que são a razão do seu odor característico intenso. Por exemplo, alicina, popular pelas grandes propriedades antibacterianas, antivirais, antifúngicas e antioxidantes. Por isso que o alho é melhor picado ou em puré.

2 # Redução na pressão arterial

Alicina, junto com outros compostos como ajoene, alliin, etc., também tem um efeito curativo no sistema circulatório, digestivo e imunológico, e, ajuda na redução da pressão arterial, desintoxicação, entre outros aspectos.

3 # Controle das doenças bacterianas e desintoxicação

Entre os benefícios do alho para a saúde se destaca a ação de combate e controle contra doenças bacterianas, virais, fúngicas e infecções por vermes. Alho fresco desempenha um papel importante na prevenção de intoxicação alimentar por matar bactérias.

4 # Combate contra infecções

Pode ajudar a tratar infecções de pele. Uma vez que tem propriedades antibacterianas e antivirais é ótimo quando se trata de tratar infecções de pele.

Ajoene, substância química encontrada no alho, pode ajudar a tratar infecções fúngicas da pele como a micose. Se você tiver infecção aplique suco de dentes de alho esmagados na área uma vez ou duas por dia.

5 # Prevenir a formação de coágulos no organismo

As propriedades anticoagulantes de ajoene encontrada no alho ajudam na prevenção da formação de coágulos sanguíneos no corpo.

Embora este fato seja excelente para pessoas com doenças do coração e àquelas propensas a sofrerem um derrame cerebral, ou, outros distúrbios da coagulação, pode também aumentar o risco de hemorragia pós-operatória.

Para se sentir saudável experimente um alho esmagado todos os dias com o estômago vazio.

6 # Controle da pressão arterial

Benefícios do alho para saúde relacionados com a alicina soam como um maior controle da pressão arterial. Mas, como isto funciona?

As atividades da alicina ativam a angiotensina II (uma proteína responsável pelo aumento da pressão sanguínea) e ajuda a reduzir a pressão arterial.

Os polissulfuretos presentes no alho são convertidos em um gás (sulfureto de hidrogênio) via células vermelhas do sangue que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos e a controlar a pressão arterial.

Se os seus níveis de pressão arterial são motivos de preocupação existem alternativas naturais para medicação, tais como o alho, por exemplo.

Para controlar a pressão arterial você pode adicionar alho nas refeições diárias. Também é possível comer alho cru com o estômago vazio para manter a pressão arterial sob controle.

7 # Ajuda a proteger o coração

Com a idade as artérias tendem a perder capacidade de esticar, mas o alho auxilia em manter a elasticidade celular. Protege o coração dos efeitos prejudiciais referentes aos radicais livres de oxigênio.

Os compostos contendo enxofre de alho também evitam que vasos sanguíneos fiquem bloqueados e retardem o desenvolvimento de aterosclerose (endurecimento das artérias).

As propriedades anticoagulantes de ajoene (um composto presente no alho) ajuda a prevenir a formação de coágulos dentro de vasos sanguíneos.

8 # Reduz os níveis de colesterol ruim e as alergias

A alicina do alho ajuda moderadamente a reduzir triglicérides no sangue e o colesterol. Este composto também diminui a formação de placa arterial.

Não se pode ignorar ainda a propriedade antiartrítica de alho devido ao sulfureto de dialilo, uma escolha alimentar capaz de tratar inclusive a inflamação alérgica das vias respiratórias (rinite alérgica).

Dica (benefícios do alho): O suco de alho cru é usado para interromper imediatamente a coceira devido às erupções cutâneas e picadas de insetos.

9 # Proteção contra gripes e resfriados

Protege contra resfriados e crises de dor de garganta frequentes, sem dúvidas um dos benefícios do alho mais conhecidos no mundo.

O uso diário de alho pode reduzir a frequência e o número de resfriados. Suas propriedades antibacterianas são efetivas no tratamento de irritações da garganta.

Reduz a gravidade de infecções do trato respiratório superior. Tem capacidade de promover a expectoração, útil contra bronquite crônica.

10 # Níveis de açúcar no sangue sob controle

O alho aumenta a liberação de insulina e regula os níveis de açúcar no sangue em seu corpo, especialmente a quem é diabético. Tem propriedades anticancerígenas.

De acordo com estudos, o sulfureto de dialilo encontrado no alho inibe o PhIP (um tipo de composto que tem sido associado ao aumento da incidência de cancro da mama).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *