10 benefícios da chia para a saúde

Quais os principais benefícios da chia à saúde humana? A seguir conheça 10 razões para incluir este alimento na dieta alimentar.

10 benefícios da chia para a saúde

Os benefícios da chia já eram conhecidos há séculos por maias e astecas, que ganharam diversas batalhas graças a este alimento rico e forte. Na modernidade o superalimento dos índios se chama sementes de chia, uma tendência de saúde que faz jus à sua fama.

Colhidas de uma planta sul-americana denominada Salvia Hispanica, sementes de chia são fontes potentes de vitaminas e nutrientes no mundo natural. Foram comprovadas cientificamente por ter um enorme número de benefícios de saúde para a mente e ao corpo.

A seguir você vai ler sobre os 10 principais motivos para adicionar sementes de chia à lista de compras nos supermercados, nas feiras ou no mercado orgânico.

1 # Benefícios da chia: nutrientes

Sementes de chia são ricas em nutrientes, embora tenham tamanho minúsculo. Apenas 28 gramas, ou, cerca de 2 colheres de sopa, contém quase 180 mg de cálcio. Isso é 18% da quantidade diária recomendada para o adulto médio a manter o funcionamento esquelético, muscular, cardiovascular e nervoso.

Uma porção também é repleta de manganês e fósforo. Estes dois minerais ajudam o corpo a manter os ossos fortes, melhoram a digestão e a regeneração celular. Como se isso não bastasse, também contêm pequenas quantidades de potássio, cobre, zinco, várias vitaminas do complexo B e muitos outros minerais.

2 # Baixas calorias

Outro dos incríveis benefícios da chia é que 10 gramas não têm mais do que 50 calorias, das quais uma boa parte é composta por fibra, ou seja, facilmente digerível.

Sementes de Chia oferecem todos os benefícios de saúde sem muito perigo de danificar uma dieta de baixa caloria saudável. Sementes de chia quase não têm sabor, assim podem ser adicionadas a qualquer coisa, sem afetar o tempêro. Misture uma colher de sopa de sementes de chia com cereais quentes ou frios, iogurte ou suco.

3 # Poder antioxidante

Sementes de chia são carregadas com antioxidantes que defendem os corpos contra radicais livres – oxidação que causa danos às células, envelhecimento e alguns casos de câncer.

Tal como acontece com muitas vitaminas e nutrientes, os corpos absorvem esses antioxidantes melhor a partir de alimentos em vez de suplementos. Como uma das fontes mais concentradas de antioxidantes no mundo natural, sementes de chia devem fazer parte da dieta diária de qualquer pessoa.

Além disso, um bônus adicional nos benefícios da chia é que tal alimentação é armazenável nas geladeiras por diversos dias sem perder a textura e as qualidade dos nutrientes.

4 # Rica em proteínas

Sementes de chia contêm 4g de proteína por porção de 28g. Além disso, abrangem uma lista bem-equilibrada de aminoácidos essenciais que o corpo humano precisa para manter a saúde em ótimo estado.

Quando combinada com todos os seus outros benefícios para a saúde, esta quantidade moderada de proteína faz com que as sementes de Chia sejam um dos “superalimentos” mais poderosos do mundo.

5 # Auxilia a digestão

1 onça (ou, 0.2 quilos) de sementes de chia contém 11g de fibra – uma das mais altas concentrações de qualquer fonte de alimento natural. A fibra tem longa lista de benefícios para a saúde, inclusive ajuda na digestão.

Não se pode ignorar o fato de que fibra alimenta a qualidade da microflora que vive no trato digestivo humano. Bactérias intestinais saudáveis significam uma melhor absorção de nutrientes e bem-estar em geral.

6 # Perder peso

Boa notícia para aqueles que querem perder peso: a fibra em sementes de chia absorvem muita água, o que significa um monte de espaço no estômago.

Uma colher de sementes de chia antes da refeição ou como parte de um lanche faz você a se sentir mais completo (a) rapidamente.

A proteína nas chias regulam os níveis de açúcar no sangue durante todo o dia, e, reduz a vontade de beliscar ou comer demais.

Não significa a dieta de pílula mágica para emagrecer 10 quilos em uma semana, mas é bastante fácil de ver como este poderoso “superalimento” representa a verdadeira benção para qualquer plano de perda de peso.

7 # Omega-3

Enquanto ômega-3 em peixes de água fria ainda é processado de forma mais eficiente do que o encontrado nas plantas, entre os benefícios da chia está uma porcentagem considerável dos ácidos graxos do gênero.

Ao contrário de sementes de linho – a semente mais conhecida de Omega-3 – chia não tem de ser moída em farinha para oferecer nutrientes.

8 # Melhora a saúde cardiovascular

Quando incluídos em uma dieta saudável para o coração, os ácidos graxos essenciais das sementes de Chia ajudam a reduzir colesterol “ruim” e triglicérides, enquanto melhoram o “bom” colesterol.

Além disso, estudos demonstram que recebendo a quantidade certa de exercício cardiovascular a cada semana se reduz o risco das doenças cardiovasculares.

O impulso de proteínas e nutrientes oferecido por chia ajuda a manter um alto nível de energia constante durante todo o dia.

9 # Inflamação vascular

Em um estudo realizado ao longo de doze semanas foi mostrado que o consumo de cerca de 37g de sementes de chia por dia têm um efeito positivo sobre a pressão sanguínea, e, também reduz a inflamação vascular que leva à doença crítica.

No final do estudo, os indivíduos que ingeriram sementes de chia conquistaram diminuição na pressão sanguínea em cerca de 6,3 mm Hg. O mesmo estudo também mediu uma redução de 40% no indicador de inflamação vascular.

10 # Combate contra o diabetes (benefícios da chia)

Atualmente muitos estudos em curso indicam as sementes de chia como medida natural para tratar a diabetes tipo-2. Estas sementes ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

Quando ingeridas formam um revestimento interior do estômago e intestino, que retarda a digestão de açúcar na corrente sanguínea.

Para os diabéticos, isso significa uma melhor regulação de glicose no sangue e menos chance de doença de hipoglicemia / hiperglicemia.

Além de retardar a absorção de açúcar, sementes de chia também contêm ácido alfa-lipoico. Este antioxidante alivia os sintomas de neuropatia diabética, dormência, formigamento, dor e ardor nas extremidades.

Enfim, neste artigo foram expostos os 10 benefícios da chia para a saúde, um alimento que você precisa acrescentar nos costumes alimentares diários em uma porção reduzida para reduzir o nível de gordura abdominal e viver com mais saúde.

Aproveite os diferentes benefícios da chia para adicionar no cereal de manhã e receber uma dose de energia capaz de ajudar até nas ações do metabolismo em favor do emagrecimento.

As sementes de chia não possuem um sabor forte ou marcante, isto é, são adicionáveis em alimentos doces ou salgados sem alterar o tempero da receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *