Atividade física fortalece os ossos?

A atividade física fortalece os ossos, mas é preciso escolher tipos de exercícios específicos para obter o máximo dos benefícios seguramente.

Atividade física fortalece os ossos?

Atividade física fortalece os ossos por estimular a formação óssea, porque o osso é colocado sob estresse moderado e responde por densidade de construção. Dependendo de idade, regime ou treino, os exercícios podem aumentar ou manter a densidade óssea”, diz Steven Hawkins, professor PhD em exercício na Universidade Luterana da Califórnia.

Hawkins indica que a atividade física fortalece os ossos e reduz o risco da fratura de quadril (geralmente causada por osteoporose) em até 50%!

Atividade física fortalece os ossos
Atividade física fortalece os ossos

Se você já tem osteoporose ou osteopenia a melhor opção é proteger os ossos, desenvolvendo a resistência e o equilíbrio para evitar problemas ósseos. Hawkins recomenda exercícios físicos cardiovasculares: caminhada, aeróbica de baixo impacto e dança.

Estes exercícios servem ao propósito adicional de construir força muscular, o que ajuda na resistência contra a fratura.

Se os ossos são saudáveis vale a pena trabalhar com máquinas de musculação, pesos livres, ou, fazer exercícios que usam o peso corporal como resistência – dicas indispensáveis à construção da densidade óssea, assim acredita o Dr. Hawkins, um defensor da ideia de que atividade física fortalece os ossos.

Atividade física fortalece os ossos em 3 exercícios diferentes

Para construir a massa óssea nas três áreas mais propensas à ruptura (coluna, quadris e antebraços), Hawkins sugere 3 tipos de exercícios, de 1 a 3 séries / 8 a 10 repetições cada.

Romanian Dead Lift: Fique com os pés juntos e permaneça de joelhos dobrados levemente. Dobre os joelhos para a frente a partir da cintura, mantendo as costas retas.

Agache até os pés (ou ao máximo que conseguir). Repita. Para um desafio extra, faça o mesmo movimento com halteres (um em cada mão), e, braços estendidos na frente das coxas.

Bíceps: Permaneça de pés e braços estendidos, com haltere em cada mão. De palmas voltadas para fora do corpo você deve levar os pesos na altura dos ombros e depois voltar ao ponto inicial.

Tríceps: Mantenha pés alinhados ao quadril, braços estendidos e um haltere em cada mão. Fique com os cotovelos próximos às orelhas. Abaixe e levante os pesos. Não esqueça de repetir cada vez mais para sentir como a atividade física fortalece os ossos.

Fonte: Prevention.com

Leia mais:

Músculos do corpo humano e razões para fazer musculação

Benefícios de correr pela manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *