Aplicativos para perder peso grátis funcionam de verdade?

Não se esqueça de que aplicativos para perder peso grátis funcionam apenas quando são certificados por órgãos e profissionais de saúde.

Aplicativos para perder peso grátis funcionam de verdade?

Com aplicativos para perder peso grátis é possível emagrecer naturalmente? Em um mundo dominando pela internet surge o verdadeiro boom dos apps que prometem gerar resultados no mínimo satisfatórios ao médio e longo-prazo. Contudo, poucos possuem respaldo científico.

Aplicativo para perder peso do Dama Fitness

dama-fitness

Um dos aplicativos para perder peso mais comentados do Brasil e que possui certificado científico é o app do programa Dama Fitness – ciclo de treinos praticáveis em qualquer pequeno espaço dentro de casa ou locais públicos como parques e praias.

A verdade por trás dos aplicativos para perder peso grátis

Você pode ter um ou milhares de aplicativos para perder peso grátis. No entanto, menos de 1% deles foram desenvolvidos por uma entidade certificada e quase nenhum têm dados sobre resultados para apoiar a eficácia, conforme afirma um relatório internacional.

Isso não significa que nenhum dos apps para perda de peso é bom. Na verdade, muitos têm alta qualidade. No entanto, os resultados da investigação apresentados na EOS, Suécia, destacam pontos específicos:

Apenas 17 (0,5%) dos 3.013 aplicativos identificados em termos globais são desenvolvidos por uma organização de saúde certificada, universidade ou um personal trainer certificado e formado em educação física.

“Não há dados publicados sobre a eficácia de grande parte dos aplicativos para gerenciamento de peso ou prevenção de ganho de calorias, até à presente data“, diz o relatório da EOS.

Aplicativos para perder peso grátis: Uma questão científica

De acordo com os pesquisadores da EOS: “Aplicativos no aconselhamento de estilo de vida para a gestão de peso são muito populares, mas atualmente muitos carecem de conteúdos certificados, experiência ou evidência de eficácia”.

Vale destacar que a linha de pesquisa EOS incluiu aplicativos do Google Play e iTunes / Apple disponíveis para internautas de regiões como EUA, Reino Unido e Singapura, e, conteúdos dos aplicativos focados no peso corporal, gravação, monitoramento de ingestão de calorias e exercícios.

Aplicativos para perder peso são eficazes?

Em uma edição recente do Journal of Medical Internet Research as conclusões de uma equipe de investigadores espanhóis foram publicadas.

Os investigadores realizaram revisão sistemática e meta-análise de 12 estudos que compararam a eficácia dos aplicativos de telefonia móvel com outras técnicas (por exemplo, aconselhamento nutricional, informações dietéticas, etc.) para promover emagrecimento e um aumento no ritmo de exercício.

Tais autores concluíram que “as intervenções baseadas em aplicativos de telefonia móvel indicam que podem ser ferramentas úteis para perda de medida”.

Em um estudo mais recente, uma equipe internacional de especialistas selecionou os aplicativos mais populares do Tunes sobre saúde / fitness. Dos apps escolhidos, 17 eram free, 16 focados no controle de peso, na dieta e atividade física, e, 20 com recursos de controle de comportamento.

Os fatores avaliados foram funcionalidade, qualidade da informação, auto monitoramento e técnicas de rastreamento, o engajamento, a estética, fixação de metas e outras características técnicas.

No geral, os revisores concluíram que os recursos de controle de comportamento e técnicas promoveram mudanças nos costumes favoráveis ao emagrecimento saudável.

Contudo, os estudiosos sentiram que desenvolvedores devem dedicar mais atenção à qualidade das informações prestadas e ao conteúdo baseado em evidências com fim de melhorar a qualidade dos aplicativos.

Aplicativos para perder peso pagos

Se você realizar uma pesquisa da internet sobre “melhores aplicativos para perder peso grátis” vai encontrar muitos dos artigos que oferecem aos consumidores uma lista de favoritos.

Felizmente a maioria dos aplicativos de perda de peso são gratuitos, mas você também pode gerar exatamente o que você paga. De fato, aqueles apps que têm um preço mínimo geram melhores resultados esperados.

Você é a melhor aplicação do mundo!

É importante destacar que nenhum dos aplicativos para perder peso grátis ou não faz o trabalho para você! Ou seja, apenas o ato de ter app fitness não implica em resultados finais satisfatórios – é preciso também seguir as dicas na prática.

De acordo com John P. Higgins, MD, professor de medicina associado da Universidade do Texas: “Falta de incentivo, apoio, ou da companhia dos familiares e amigos foram identificados como grandes barreiras para perder gordura abdominal”.

Higgins sugere o uso de aplicativos que incorporam treinadores virtuais e compartilhamento de mídia social, características estas que se encaixam no aplicativo Dama Fitness, com dicas de receita, dietas, exercícios e muito mais.

Aplicativos para perder peso grátis e dietas alimentares

Parece que há um aplicativo para quase tudo, incluindo dezenas de apps de perda de peso. O que você acha sobre uma aplicação que ajuda a comer mais legumes e emagrecer?

Essa é uma pergunta que as equipes da Stanford University School of Medicine decidiram investigar num pequeno grupo de adultos com excesso de peso.

Vale destacar que nenhum outro estudo anterior procurou observar a eficácia de um aplicativo projetado para aumentar o consumo de produtos hortícolas.

Substituir alimentações com alto teor calórico e gordura por regimes alimentares com mais vegetais e frutas é a melhor forma de perder peso.

Os melhores aplicativos para perder peso indicam que a dieta ajuda em 80% na luta para conseguir emagrecer, assim dizem os pesquisadores de Stanford.

Apps de emagrecimento e vegetarianismo: Vegethon / Stanford

Aplicativos para perder peso grátis são maneiras de baixo custo a ajudar as pessoas em mudar o comportamento. Então, por que não usar um para impulsionar o consumo vegetariano?

Em um estudo considerando 18 adultos com excesso de peso (índice de massa corporal, 32), 9 estavam em um grupo de controle (dieta) e 9 foram designados apenas a baixar e usar o aplicativo (Vegethon) para auxiliar em aumentar as quantidades de legumes na dieta diária.

O aplicativo permitiu aos participantes monitorar o consumo de vegetais, definir metas, receber feedback e ver as comparações sociais. Ambos os usuários do aplicativo e no grupo de controle perderam peso ao longo dos 12 meses de monitoramento.

Entre os usuários do aplicativo houve maior consumo de vegetais de folhas verdes, vegetais amarelos escuros e vegetais crucíferos.

Autores concluíram que os resultados “sugerem que um aplicativo móvel baseado em teoria pode ser uma maneira viável para aumentar o consumo de vegetais na prática entre jovens ou adultos que tentam perder peso no curto prazo”.

No Vegethon app você consome mais vegetais em sua dieta saudável e vibrante. Este aplicativo grátis foi projetado pelos principais pesquisadores da Universidade de Stanford e Cambridge.

Vegethon, desenvolvido como parte da pesquisa de doutorado de Sarah Mummah, em Nutrição, no Grupo de Estudos e Inovação da equipe do Dr. Christopher Gardner, da Escola de Medicina de Stanford, e, Grupo de Ciências do Comportamento orientado pelo professor Stephen Sutton, de Cambridge.

The Vegethon é credenciado como a melhor escolha do mundo entre aplicativos para perder peso grátis quanto à confiabilidade científica.

Outros aplicativos para consumo de vegetais

Aumentar a ingestão de vegetais fornece mais fibra, água e fitonutrientes, ajudando você a diminuir o colesterol ruim e o excesso de gordura abdominal. Especialistas indicam os seguintes aplicativos para perder peso grátis:

iHeart: Você pode ganhar pontos por cada um dos vegetais que come. Tem um sistema de rastreamento integrado que ajuda a identificar o que falta na dieta alimentar do dia.

Este app serve para públicos de múltiplas idades e possui uma incrível eficácia em ensinar pontos elementares de uma nutrição saudável.

Veggie Bottoms: Este é um aplicativo educacional para as crianças fazerem o divertimento de alimentação saudável ficar ainda mais animado. Após a criançada jogar um pouco vai ser muito mais fácil de convencer para consumir os vegetais na hora do jantar.

Harvest-app: Este aplicativo é um pouco diferente na medida em que fornece muitas informações sobre frutas e vegetais, incluindo o que está na alta temporada.

Desta forma você sabe o que comprar para economizar no dinheiro da feira e se beneficia com alimentações saudáveis e benéficas à saúde.

Pacto Veggie: Os usuários fazem um pacto sobre quantas frutas e legumes comem por semana. Atenção, não é apenas uma brincadeira, você precisa pelo menos tentar chegar na meta estipulada para ganhar pontos.

Este aplicativo pede para você tirar fotos de frutas e legumes consumidos ao dia. Vale destacar que algumas modalidades do app envolvem até recompensas em dinheiro, uma forma de estimular ainda mais os participantes no trajeto da perda de peso e eliminação do excesso de gordura abdominal.

dama-fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *