Alimentos que provocam inchaço na barriga

A seguir veja os alimentos que provocam inchaço na barriga, cujo consumo em excesso é contraindicado na dieta para emagrecimento.

Alimentos que provocam inchaço na barriga

Os cereais integrais fazem parte dos alimentos que provocam inchaço na barriga. Hidratos de carbono complexos possuem abundância de fibra e outros nutrientes essenciais para o sistema digestivo, mas quem consome cereais integrais sem beber água tem dificuldades na digestão, resultando no temido inchaço abdominal.

Nas listas dos alimentos que provocam inchaço na barriga também há feijões e lentilhas, que têm açúcares digeríveis chamados oligossacarídeos, causadores de gases e distensão no abdômen.

Tenha em mente que feijões e lentilhas são fontes impressionantes de fibras essenciais na dieta. Mas, o consumo exagerado resulta no inchaço.

Os vegetais crucíferos como couve, couve-flor, brócolis e couve-de-bruxelas são excelentes para o seu corpo. Mas, também incluem um indigesto açúcar chamado rafinose. Contudo, ao cozinhar este tipo de alimento fica mais fácil de digerir.

Os alimentos que provocam inchaço na barriga
Os alimentos que provocam inchaço na barriga

Refeições congeladas: alimentos que provocam inchaço na barriga

Refeições congeladas são conhecidas por causa do alto teor de sódio. Para uma referência oficial saudável, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomenda limitar a ingestão de sódio em 2.300 miligramas por dia.

Além do teor de sódio, não esqueça de analisar outras qualidades nutricionais e os ingredientes processados no alimento. Se a refeição congelada não tem fibra e proteína, então é melhor dispensar o consumo.

O chiclete (com ou sem açúcar) possui sorbitol, que prejudica a digestão e incha o estômago. Além disso, quando você mastiga goma, involuntariamente adiciona ar extra no organismo.

Entre os alimentos que provocam inchaço não se pode esquecer ainda da água com gás, uma delícia ao paladar, mas prejudicial ao emagrecimento. Apenas a presença dos gases já otimiza o inchaço na barriga.

Refrigerantes, água com gás e todos os outros tipos de bebidas gaseificadas devem ser evitadas, não apenas por inchar a barriga como também gerar desconforto.

Se por um lado os gases incham o estômago de maneira temporária, do outro as pessoas que sofrem com inchaço são mais suscetíveis a ficarem inchadas por causa dos gases.

Em consequência do baixo teor de fibras alimentares e de nutrientes benéficos à saúde os carboidratos refinados precisam ser evitados a todo custo. Pizzas, pães, massa e outros itens alimentares de panificação geram inchaço rápido na barriga. Você pode consumir tais alimentos, mas com moderação.

Por fim e não menos importante, os alimentos que provocam inchaços na barriga também estão repletos de sal. Neste sentido, comidas muito salgadas são contraindicadas, seja para emagrecer com saúde ou evitar as chances de pressão arterial alta.

 

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